sábado, 7 de julho de 2012

Amai a Deus e Amai ao Próximo




"Um novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros"
(João 13:34-35)

A vida cristã tem duas dimensões: o amor a Deus e o amor ao próximo.  Porém, a humanidade parece que não entende bem este mandamento; se entendem, fazem de desentendida. O fato é que o amor que Deus espera dos homens, não é praticado.

Mas quem é o nosso próximo? A quem realmente devemos nos importar e demonstrar o nosso amor cristão?

Medite neste texto abaixo:
"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
(Lucas 10:25-37)

 Esta é a história do bom samaritano. Jesus contou esta história a um doutor, "Intérprete da Lei" (V.25) a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era: Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo.
O verdadeiro amor é assim: revelado por atos, ações e gestos. Jesus demonstrou Seu amor por nós ao entregar Sua vida no Calvário. Se fecharmos os olhos às necessidades dos outros, nosso amor a Deus será questionado.
Na história do Bom Samaritano, os indivíduos não são identificados pelos nomes, mas caracterizados pelas funções e ações. O homem assaltado é um anônimo: talvez um viajante, um desempregado em busca de trabalho; quem sabe um bóia-fria. Enfim, é alguém carente, desprotegido, marginalizado, sem amigos, sem dinheiro, sem família, sem ninguém, a sós no mundo, como milhões de outros por aí. Lá está ele: jogado à beira da estrada, caído, machucado e abandonado.
Se você fosse um dos integrantes deste parábola, quem você seria? O sacerdote? O levita? Ou o bom samaritano?
 "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor".  I João 4.7-8

Nas Escrituras encontramos a garantia do amor de Deus e somos lembrados de que a prova do seu amor ilimitado é que Cristo morreu por nós (Rm 5.8; 1 João 4.9-10) . Mas o amor não pretende simplesmente nos fazer sentir bem, mas, especialmente, nos motivar a seguir aos passos da bondade de Deus. Amor não é apenas meras palavras e também não é uma opção de escolha; amar é uma das ordens deixadas pelo Senhor Jesus: AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.. Este amor quando alimentado, torna-se uma fonte de adoração a Deus.
Somos capazes de amar porque fomos e somos amados por Deus, e esse amor nos motiva a responder amorosamente aos outros. Todo amor emana de Deus, portanto é um dom divino, por isso, aquele que não ama não conhece a Deus.  

“Se alguém disser que ama a Deus, mas odeia a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20).

“Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei” (1 Coríntios 13.2-8).

Precisamos ser reconhecidos como discípulos de Jesus, precisamos refletir o amor de Jesus, falar do amor de Jesus para o pecador.

Reflita  sobre sua vida cristã. Você tem cumprido com o mandamento de Jesus Cristo? Qual tem sido seu testemunho cristão? Você tem sido reconhecido como discípulo de Jesus pelo amor que tem irradiado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.