quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Amem os Seus Inimigos e Orem por Aqueles que os Perseguem


"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".
Texto: Mateus 5:43-48

A Bíblia diz "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida". (Provérbios 4:23)
Eu não conheço o seu coração. Conhecer o seu coração não é tarefa minha e eu nem posso fazer isso. Esta tarefa é somente do Senhor que sonda o nosso interior. Deus quer te abençoar. O Senhor não quer que você tenha no coração sentimentos que venham causar danos à sua vida espiritual. Ele tem insistido com você. Deus tem falado muito com a igreja a respeito do perdão e do arrependimento. O perdão é um presente de Deus para nossas vidas e precisa ser estendido de pessoa à pessoa. O arrependimento é para que haja salvação e transformação no caráter. Se não há uma transformação verdadeira, não há mudança no caráter.

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.” (Lucas 6:27)

Não é fácil cumprir este mandamento, mas Jesus não te deu nenhuma ordem que fosse impossível de ser cumprida. O mundo manda você amar a quem te ama e odiar o seu inimigo? Jesus vai muito além; Ele manda você  Amar os seus inimigos e orar por aqueles que os perseguem. 
Eu quero que meu inimigo se dane!  Humanamente falando, é natural se pensar assim, mas não é esse o pensamento que o Senhor espera de nós. Muitos cristãos não conseguem ser libertos porque ainda pensam desta maneira. O coração está cheio de mágoas e iras que se transformam em erva daninha que destrói a vida espiritual. No seu interior habita uma amargura que as sufoca. Pensam em vingança, desejam o mal, amaldiçoam as pessoas, alimentam um sentimento ruim que aumenta  até virar ódio. Só conseguem ver o lado ruim da pessoa, ignoram, falam mal, pois não conseguem aceitar aquilo que fizeram. Essa atitude é comum em todos nós. O ódio é sentimento demoníaco, um câncer espiritual que mata a alma da pessoa a cada dia. É um sentimento que tira a paz, a alegria, o brilho do olhar, debilita, pesa o semblante, causa um esfriamento espiritual e faz nascer no coração o desejo de ver o inimigo (que às vezes é um irmão da igreja, ou um parente), se dar mal e etc. 

Quantas pessoas deixaram de fazer a obra do Senhor porque foram ofendidas, injustiçadas, caluniadas, decepcionadas, traídas e machucadas por alguém! Talvez você que foi machucado esteja se perguntando: Como vou poder amar alguém que só me fez chorar, sofrer, desejou ver minha queda e quis me ver mergulhado no fundo do poço? Aí você ouve a notícia que um assaltante além de assaltar ainda tirou a vida de alguém; a prostituta que virou a cabeça do esposo e ainda destruiu uma família; o pai que estuprou a filha; o padrasto que espancou o enteado até a morte; como posso amar um próximo desse? Como amar a quem não me ama? Você só vai conseguir através da graça salvadora do Senhor Jesus Cristo. É só através da Graça de Jesus que podemos perdoar e amar alguém. 
Mesmo que você esteja abalado e abatido com tudo o que aconteceu, se você resistir a tudo isso e alimentar um outro espírito, você vai se sentir muito melhor, vai ser liberto e muito abençoado. 
Seu inimigo merece ser amado? Não. É por isso que o amor ao inimigo é um dos maiores desafios para o Cristão. Perdoar e amar o inimigo são virtudes difíceis  de serem praticadas, mas está escrito que devemos obedecê-la. 

O amor é mais que um sentimento; é atitude! Liberar amor e perdão para o inimigo é difícil mas é a vontade de Deus. Ninguém fez mais contra Deus do que aqueles que crucificaram seu Filho Jesus. Nenhum inimigo fez comigo e com você o que fizeram com Jesus que mesmo ali na cruz, sangrando, passando por humilhações, escárnios, Ele olhou para o Pai e sabe qual foi o Seu pedido? “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Jesus viu que aqueles que o condenavam não sabiam o que estavam fazendo espiritualmente e foi misericordioso com eles pedindo perdão por eles.
Você merece ser amado e perdoado por Deus? Eu mereço ser amada e perdoada por Deus? NÃO, nós não merecemos, mas Deus nos perdoou e continua nos perdoando mesmo estando nós sempre pecando. Deus nos amou e continua nos amando mesmo com nossas falhas.
Há pessoas que já nos causaram tanta dor, sofrimento, perdas e ainda por cima são pedras de tropeço para o nosso crescimento espiritual, mas a nossa luta não é contra sangue e carne, e Jesus nos manda amá-las e orar por elas, estender as mãos e ajudá-las: "Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado". (Mateus 5:42). Jesus continuou: E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 

Se você saudar apenas aos irmãos que você ama, o que você está fazendo de mais? Isso é normal, até os publicanos, (corruptos), ímpios, (gentios, pagãos) fazem isso. É muito fácil você amar e abençoar só quem te faz o bem, quem te apóia, mas Jesus está mandando você amar também aquele que te fez mal e que te persegue, e agora? O que você vai fazer? Você pode até está pensando: " Ah Jesus, isso é demais para mim! Além de tudo que fulano, beltrano ou sicrano fez contra mim, eu ainda tenho que perdoar, amar, orar e abençoar esta pessoa?"  SIM. Está é a ordem do Senhor, e se você obedecer, é você quem vai ser abençoado. Não permita que este sentimento destrua sua vida espiritual e impeça você de ser abençoado. Você não precisa conviver com quem quer o seu mal, mas você precisa orar, amar e abençoar esta pessoa para que você também venha ser liberto e abençoado. É uma tarefa fácil? Não, mas é uma ordem divina que precisa ser obedecida. 
Jesus disse que a nossa justiça tem que exceder a dos fariseus....
"Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". (Mateus 5:20)

CONCLUSÃO: O diabo e sua carne mandam você odiar, mas o Espírito manda que você ore, ame e abençoe esta pessoa. Qual vai ser a sua atitude? Resistir ao diabo e aos desejos da carne e morrer espiritualmente; Ou se alimentar das palavras de Jesus e ser livre e abençoada? A escolha é sua. Seja livre em nome de Jesus! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.