segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dois discípulos a caminho de Emaús. Não Percam a Presença de Jesus!



Lucas 24.13-33

A distancia de Jerusalém até a Aldeia de Emaús era de “sessenta estádios” (11 km). Era um domingo de tristeza para os dois discípulos um chamado Cleopas e o outro talvez fosse a sua esposa, Maria, aquela que estava ao pé da cruz com Maria, a Mãe de Jesus, e com Maria Madalena (João 19:25); que decepcionados, NAQUELE MESMO DIA, o dia da ressurreição, resolveram voltar para Emaús pois, no coração daqueles incrédulos havia morrido a esperança, os sonhos e tudo aquilo que um dia acreditaram. Eles estavam muito abalados, decepcionados, tristes com o que tinha acontecido a Jesus na sexta feira dolorosa e no sábado da crucificação. Aquele que eles acreditavam ser o Messias, tinha sido humilhado, cuspido, chicoteado, passou por Anás sogro de Caifás, passou por Herodes, Pôncio Pilatos, recebeu uma coroa de espinhos, eles viram Jesus pregado na cruz no lugar de um ladrão perigoso, depois morto e levado ao sepulcro. Para eles que viam tudo com olhos carnais, era o fim. A tristeza era tão grande que esqueceram das coisas que Jesus havia falado sobre o dia de domingo, o terceiro dia, o dia da ressurreição.

Eles focaram nas circunstâncias, nas tristezas, não viram Jesus. Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós. Há momentos na vida de uma pessoa em que a desilusão é muito grande; ela se sente abatida e triste. São crises na área conjugal, familiar, financeira e ministerial; problemas emocionais, espirituais etc. Para ela apenas uma certeza: Acabou, não tem mais solução! Ela passa a andar sem rumo e sem direção, e resolve voltar atrás; voltar para a "Emaús da vida". 
Eles andaram com Jesus, ouviram suas pregações, viram Jesus operar maravilhas nunca vistas antes; coxo andava, cegos viam, surdos ouviam e mortos eram ressuscitados!  Acreditaram que Jesus era o Messias esperado para redimir Israel, mas o Mestre foi morto, e agora? O que vamos fazer? 
Para eles a esperança havia morrido; aquilo que eles imaginavam não aconteceu; eles não podiam acreditar no que estava acontecendo e por isso a solução era voltar para suas origens: Emaús.

Mas Jesus foi ao encontro deles:
"Enquanto conversavam e discutiam o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem." 
 E lhes perguntou:
 "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe:
 "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? "
"Que coisas? ", perguntou ele.
"O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu". (Lucas 24:15-21)
  
Eles preferiram voltar para Emaús, porque? Porque a decepção era  tão grande ao ponto de cegá-los. Nem perceberem a presença de Jesus. Há um perigo muito grande quando nos decepcionamos e não sentimos mais a presença de Jesus e passamos a agir por conta própria; seguir os próprios rumos; voltar à Eamús.
Na crise você reconhece Jesus ao seu lado? Você lembra do que está escrito na Palavra de Deus? Lembra  das promessas que Ele te deixou?  Ou pensa em desistir, duvidar, parar de lutar e voltar para "Emaús"?  

Jesus caminhou ao lado deles ouvindo seus lamentos, suas decepções e queixas; então Jesus os amou e na sua misericórdia os levou a recordar dos ensinamentos nas Escrituras e o que haviam profetizado sobre o Messias.
Afinal de contas o próprio Jesus havia dito aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. (Mateus 16:21)

Jesus caminhou ao lado deles por todo o percurso mas foi só depois que chegarem a Emaús e Jesus “estar à mesa com eles” foi que o reconheceram. Em seguida Jesus desaparece e os dois discípulos retornaram a Jerusalém naquela mesma noite. (Lc 24:13-33).

 Quando eles falaram para Jesus que estavam saindo de Jerusalém porque o Messias que eles esperavam e que acreditavam ser Jesus, havia morrido; eles estavam afirmando que não tinham mais esperança. Jesus tinha morrido e não tinham mais o que fazer ali, iam voltar para Emaús, um lugar de desesperança e derrota. Eles tinham uma visão limitada da Palavra de Deus, e queriam que o Senhor agisse da maneira deles, queriam um reino terreno, aqui e agora. Então Jesus falou para eles:
Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória"?

O que aconteceu na sexta e no sábado não é a palavra final para vocês! A palavra final de Deus não foi Ele morto na cruz, mas que Ele ressuscitado do mortos. Jesus estava dizendo: Esta noticia que vocês estão dando foi do que aconteceu na sexta feira "a crucificação" e este não foi o fato final. A palavra final é o aconteceu hoje: "Eu ressuscitei dos mortos para se cumprir o que diz as Escrituras desde Moisés à todos os profetas! Eu estou vivo, ressuscitei e estarei com vocês para sempre. (Mt 28.20b) Creiam em Mim! Eu ressuscitei! Vocês ainda estão de pé! Se você está com uma sentença negativa, um julgamento negativo, seus planos se frustraram; está não é a palavra final. Esta suador não é a palavra final de Deus para você. Não há mais sentença contra vocês. Vocês viverão um novo tempo! Eu te dou uma nova chance. Eu te ajudo, eu estou com você. Creia então somente. 

Em todo o caminho Jesus ministrou a Palavra para eles, e o coração começou a queimar. Eles chegam em sua casa, e Jesus ia passar adiante, mas eles fizeram um convite:"Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E Jesus entrou para ficar com eles. (Lucas 24:29).  Quando assentados  à mesa, Jesus tomou o pão e o abençoou, algo lindo aconteceu:  "Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?" (Lucas 24.31-32).

Jesus se importa com cada um de nós. Ele não desistiu de mim e não desistiu de você.  Não deixe que Jesus passe por sua vida e você não o perceba. Não deixe que Jesus desapareça de repente por você está focado apenas nos seus problemas. Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre e os planos dEle para você não serão frustrados. Faça como Jó e repita com fé.

 "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado." (Jó 42:2).


Deus te abençoe.

2 comentários:

  1. É verdade Pastora Jesus Cristo Esta voltando,
    Esse tema me fez lembrar de um hino que fala sobre o caminho de Emaus Deus abençoa todos voces...

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.