segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Se Enchendo do Poder de Deus


II Reis 4.1-6

Esta passagem de II Reis faz um relato sobre uma viúva que teria sido mulher de um dos servos do profeta Eliseu e que se encontrava em um momento de muita miséria, aflição e sofrimento, pois, por não ter condições financeiras para pagar as dívidas, teria que entregar os seus filhos como escravos.

A mulher, ao ver se aproximar o profeta Eliseu, em súplica, contou para ele toda a situação que estava vivendo, e o profeta perguntou-lhe o que ainda tinha restado, ao que a mulher respondeu: sobrou-me ainda uma botija de azeite.

Conheça um pouco sobre Eliseu: (I Reis 19:19-21, II Reis 2:1-25, II Reis 13:20-25 )

Durante os últimos dias do serviço de Elias a Deus, ele ungiu um jovem chamado Eliseu. Eliseu era responsável pelos servos de seu pai, onde estavam arando com doze parelhas de boi. Eliseu estava arando com os dois últimos, quando Elias passou e lançou sua capa sobre ele. Primeiro, Eliseu quis preparar uma despedida, mas arrependeu-se desse erro. Matou e ferveu os bois com seus couraças como sacrifício a Deus e seguiu Elias. Não se ouve mais nada sobre ele, até o fim do ministério de Elias.
Antes de Elias ser levado pelo redemoinho, deu a Eliseu o privilégio de fazer um pedido. (II Reis 2:9b). Eliseu pediu por uma porção dobrada do espírito de Elias. Isso lhe foi concedido. Quando Elias foi levado, sua capa caiu de volta a Eliseu. Ele o tomou e, imediatamente, partiu para um ministério que foi duas vezes maior que o de Elias, pelo menos em relação ao número de milagres realizados por ele.
Seu primeiro milagre foi a reprodução do último milagre de Elias, partindo as águas do Jordão. Durante toda sua vida foi um homem como Elias, obedeceu ao Senhor e falou duramente contra o pecado até nos maiores homens, incluindo o rei de Judá, Jeosafá.
Quando Naamã, o leproso, veio até Eliseu em busca da cura, Eliseu deu toda glória ao Senhor, recusando-se a exaltar a pessoa de Naamã. Quando seu servo Geazi violou esse princípio, ele proclamou a lepra de Naamã sobre ele.
O último milagre de Eliseu foi realizado através de seus ossos, depois de sua morte. Isso completou um total de quatorze milagres, exatamente duas vezes maior do que o numero realizados por Elias.

Voltamos agora para a história da viúva:

Eliseu, então, pede que a mulher vá e junte todas as vasilhas que tem, não poucas, inclusive que pedisse emprestado também vasilhas as suas vizinhas, depois entrasse em sua casa e fosse derramando o azeite e enchendo todas as vasilhas que conseguiu arrumar.
A mulher obedeceu ao profeta e mesmo sem entender ela o fez por obediência, até porque ela sabia que Deus era com Eliseu. Entrou em sua casa, trancou a porta sobre ela e sobre os seus filhos e começou a encher as vasilhas com azeite, até que as vasilhas acabaram... então o azeite parou. Não foi o azeite que tinha acabado, o que tinha acabado foram as vasilhas... então o azeite cessou .

O azeite seria derramado sem limitação. Jesus afirmou no evangelho de João 3.34 que Deus não dá Seu Espírito por medida... com limitações.

Na Bíblia, tanto o azeite como o óleo são símbolos do Espírito Santo, o azeite é a unção.. o poder de Deus que é derramado sobre a igreja, sobre os vasos vazios que estão prontos para ser cheios completamente.. O depósito de azeite no céu não acaba, mas cessa de ser derramado, quando não há vasos para serem cheios, ou quando os vasos estão cheios de outras substâncias. A Palavra de Deus ordena que devemos nos encher do Espírito. "Enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18).

O Espírito Santo é o Espírito do conhecimento e é chamado de Espírito de Sabedoria. Ele é o maior e o mais importante relacionamento que temos em nossas vidas. Ele é a ÚNICA pessoa que requer que obedeçamos. Ele entende as nossas fraquezas e tem uma paciência incrível com todos nós. Ele é o relacionamento mais fácil para se manter. Para Ele você não precisa explicar nada.. Ele sabe e conhece tudo inclusive o seu desígnio aqui na terra. Os Teus olhos vêem, a Tua boca fala, a Tua mente pensa, as Tuas mãos alcançam, os Teus pés andam, Ele conhece tudo de você.

Quando a Palavra fala:”ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO”, observe a forma como é dita:

1-     1- Enchei-vos é uma ação que está no modo imperativo. É o imperativo de Deus para  o crente e isso quer dizer que não temos opção de escolha. O mandamento é autoritário. É UMA ORDEM DE DEUS PARA SUA VIDA. Quando você se enche do Espírito você recebe uma fonte de alimento espiritual, que te fortalecerá para que possais vencer os dias maus. Esta fonte você consegue através da comunhão com o Senhor, da oração, do jejum, da leitura da Palavra, etc. Aquela mulher não poderia perder aquela oportunidade.  A ordem foi que ela enchesse os vasos completamente. O propósito de Deus é nos encher completamente do Seu Espírito.... até transbordar.

2-      2-O azeite era para encher todos os vasos. Quando lemos: Enchei-vos, vemos que  esta palavra está no plural e isso quer dizer que esta ordem está direcionada para todos os crentes e toda a igreja; não é para uma ou duas pessoas. Na história da viúva vemos que os vasos que os vasos que estavam ali seriam cheios pelo azeite e este azeite iria se multiplicar ilimitadamente. A Palavra de Deus diz em Joel 2.28 que Deus derramaria o Seu Espírito sobre todos.. Assim, podemos ter a certeza de que o Espírito Santo é para todo cristão, para cada vaso... para cada servo de Deus.

3-      3-Enchei-vos está na voz passiva e quer dizer: deixai o Espírito Santo te encher.. te encher de poder.. te encher com o óleo.. te encher com a unção..

4-     4-  Enchei-vos está no presente. Precisamos dar lugar ao Espírito, estar disponível para Ele e deixa-Lo nos encher todos os dias até a volta de Cristo. O azeite seria derramado à medida da disponibilidade dos vasos. Se os vasos que aquela viúva conseguiu, estivesse com qualquer outra substância, não seria possível colocar o azeite. Da mesma forma, enquanto não esvaziarmos de nós mesmos; do nosso eu, da mentira, da inveja, da ira, do rancor, da soberba, da murmuração, da preguiça, da falta de compromisso, não estaremos disponíveis para o espírito Santo nos encher.

5-      O azeite foi multiplicado milagrosamente – Isto é poder, milagre e mistério de Deus! Aleluia. Algo incompreensível à mente humana. Em tempo algum nem o homem e nem a ciência poderá explicar o milagre da multiplicação do azeite, dos pães e dos peixes.

     6-  Finalmente o azeite parou. O azeite parou quando todos os vasos foram cheios. Deus só parou de fazer a parte Dele quando já havia acabado a parte dos homens. Da mesma maneira, o propósito de Deus hoje, é de só parar de derramar do Seu Espírito quando todos os vasos estiverem cheios.

Na Palavra de Deus vemos promessas maravilhosas para o Seu povo, e uma delas é o poder que Deus coloca à disposição da Sua igreja para realizar as tarefas que Ele nos deu. E o Espirito Santo é o poder que move a Igreja a fim de realizar o seu ministério. Sem este poder a igreja fica desnutrida .... e morre!.

Lemos no livro de Atos 3.21 que este é um tempo em que Deus restaurará todas as coisas.

Que Deus nos abençoe e faça-nos sempre lembrar que sem Ele não somos nada.
Pra. Nádia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.