domingo, 20 de setembro de 2015

Mefibosete: De Lo-Debar à Mesa do Rei.



Texto: 2 Samuel 9.1-13

Mefibosete, um príncipe, filho de Jônatas e neto do rei Saul, homem de descendência real que quando criança foi acometido por um acidente e se tornou aleijado. Ele tinha cinco anos de idade quando chegou a notícia de Jezreel de que Saul e Jônatas estavam mortos. Sua babá com medo e em desespero fugiu com Mefibosete e na fuga ele caiu, sofreu uma grave lesão nós pés que o deixou aleijado. (2 Sm 4:4). À partir desse dia a história de Mefibosete tomaria um novo rumo, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele, agora ia parar tudo no esquecimento, no lugar de dor, lugar seco, árido, sem pasto, um lugar onde a miséria imperava, onde ovelha nenhuma poderia viver. Lo-Debar uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que Mefibosete viveu por quase vinte anos. 

Quanta pessoas estão vivendo assim hoje em dia? Com os sonhos engavetados, os projetos familiares encontram-se esquecidos; o lugar que habita é um lugar de sofrimento, passaram por decepções na vida, pararam a caminhada, desistiram dos sonhos e estão vivendo isolados, no anonimato, em Lo-Debar? Quantos perderam sua posição social, tiveram perdas financeiras, fracassaram com suas empresas, seus casamentos, seus estudos, passaram a ser ignorados, discriminados, acusados e humilhados pela sociedade! Quando você tem alguma coisa, você é notado, você é bajulado, mas se na vida você for surpreendido com  perdas irreparáveis e cair em uma situação de miséria te viram as costas, então você passa a sofrer frustrações e angústias; as noventa e nove boas ações que você praticou é esquecida e você passa a ser lembrado naquela uma que falhou, que errou, aí você passa a ser perseguido, se sente rejeitado; vem o sofrimento, a tristeza, os traumas, as lágrimas e quando você não pode mais suportar as pressões impostas, você se isola, se esconde, e se entrega a uma vida de sofrimento e dor.

Mefibosete mesmo sendo um príncipe e herdeiro do trono, teve seu futuro comprometido depois da morte de seu pai Jônatas e do seu avô o rei Saul, porque sua babá com medo da perseguição fugiu com ele após os inimigos invadirem a cidade porque Saul e Jônatas estavam mortos. Na fuga ele caiu, quebrou as pernas e se tornou manco. Eles se arrastava pelo chão, passou por dificuldades financeiras, passou fome, e mesmo sendo herdeiro de uma grande herança, nunca reclamou seu patrimônio, pois se entregou à vida miserável imposta pela sociedade a uma pessoa deformada. A vida de Mefibosete foi marcada por muitas decepções! Ele se entregou a uma força diabólica que lhe roubava os sonhos.

Mas por causa de uma aliança entre Davi e Jônatas, a situação de Mefibosete ia tomar um novo rumo.

Certa ocasião Davi perguntou: Perguntou-lhe Davi: "Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus? " Respondeu Ziba: "Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés". "Onde está ele? ", perguntou o rei. Ziba respondeu: "Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar". Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar.  (2 Samuel 9:3-5)
Quando ele chegou à presença do rei Davi, prostrou-se e disse: "Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu? " (2 Samuel 9:8)

Talvez você está hoje como vivendo em Lo-debar. É uma dificuldade financeira, frieza espiritual, decepção, se sente rejeitado. Está na igreja mas se sentem como Mefibosete!  Ninguém te nota com sua roupa humilde, você se sente deprimido, angustiado, com a auto-estima em baixo, se julga sem valor, inferior e se vê como um cão morto. Era assim que Mefibosete se via: como um cão morto. A visão que Mefibosete tinha de si próprio, mesmo sendo neto de Saul o rei de Israel, filho do príncipe Jônatas, herdeiro de um grande patrimônio, ele se via como um cão morte, um imprestável, um aleijado miserável, sujo e indigno de estar na presença do rei. Mas "Deus não faz acepção de pessoas". (Atos 10.34)  e a Palavra nos fala em Romanos 12.3, "Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu". E graças ao amor que Deus tem por cada um de nós, Ele enviou Seu Filho para nos resgatar da vergonha do pecado e nos colocar em uma posição de príncipe e co herdeiros de Cristo; temos que tomar posse de tudo que Jesus conquistou na cruz para nós. Não podemos aceitar viver em um nível inferior do que Deus conquistou para nós. Tem muita gente vivendo um nível abaixo do que Jesus já conquistou na cruz. Ele nos chama a comer à mesa com dignidade. Na mesa do rei está todo o suprimento que necessitamos. Na presença do REI JESUS somos tratados como filhos, príncipes e princesas e já não precisamos mais temer o Lo-Debar da vida. Ele não nos vê como cão morto. Nós temos direito a viver nossas promessas. Quantas pessoas assim como Mefibosete, estão vivendo uma vida derrotada e não reclamam a sua herança.

Mas, temos que tomar cuidado com os "Zibas" dos nossos dias que estão se levantando querendo tragar nossas bênçãos!

Mal Davi tinha passado pelo alto do monte, lá estava à sua espera Ziba, criado de Mefibosete. Ele trazia dois jumentos carregando duzentos pães, cem bolos de uvas passas, cem frutas da estação e uma vasilha de couro cheia de vinho. O rei perguntou a Ziba: "Por que você trouxe essas coisas? " Ziba respondeu: "Os jumentos servirão de montaria para a família do rei, os pães e as frutas são para os homens comerem, e o vinho servirá para reanimar os que ficarem exaustos no deserto".
O rei então perguntou: "Onde está Mefibosete, neto de seu senhor? " Respondeu-lhe Ziba: "Ele ficou em Jerusalém, pois acredita que os israelitas lhe restituirão o reino de seu avô ". Então o rei disse a Ziba: "Tudo o que pertencia a Mefibosete agora é seu". "Humildemente me prostro", disse Ziba. "Que o rei, meu senhor, agrade-se de mim". (2 Samuel 16:1-4)

Mefibosete também foi ao encontro do rei. Ele não havia lavado os pés nem aparado a barba nem lavado as roupas, desde o dia em que o rei partira até o dia em que voltou em segurança. Quando chegou de Jerusalém e encontrou-se com o rei, este lhe perguntou: "Por que você não foi comigo, Mefibosete? "
Ele respondeu: "Ó rei, meu senhor! Eu, teu servo, sendo aleijado, mandei selar o meu jumento para montá-lo e acompanhar o rei. Mas o meu servo me enganou. .....
Disse-lhe então o rei: "Você já disse o suficiente. Minha decisão é que você e Ziba dividam a propriedade". Mas Mefibosete disse ao rei: "Deixa que ele fique com tudo, agora que o rei meu senhor chegou em segurança ao seu lar". (2 Samuel 19:24-30)

Ziba tentou colocar Davi contra Mefibosete porque não se conformava em ser servo do neto de Saul e maquinou contra Mefibosete, mas todas as maquinações de Ziba não tiveram êxito, mesmo que mais tarde Mefibosete tenha deixado tudo para ele.

Conclusão: Muitas vezes perdemos anos de nossa vida, vivendo em local estéril, quando o Rei tem nos chamado para desfrutar das promessas que Ele conquistou na cruz. Mas o pecado nos  faz pensar  que somos indigno de vivermos a bondade de Deus, então passamos a nos sentir como um cão morto, Não pense nem a mais e nem a menos de si mesmo. Desfrute das bênçãos conquistadas não abra mão das promessas. Tire Lo-Debar do seu coração e da sua mente. Lo-Debar não é lugar para você. Você foi chamado para comer na mesa do Rei. Deixe Lo-Debar para trás, você é convidado especial à sentar-se à mesa do Rei Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.