quarta-feira, 15 de julho de 2015

Jesus e a Mulher Samaritana


Texto: João 4.1-42

Quando estamos dispostos a fazer a vontade de Deus sem olhar para os levantes, as opressões e as circunstâncias, o Senhor nos capacita para aquela obra nos dando mais forças para superar os ataques externos, frustrando assim o agir do inimigo.

Era-lhe necessário passar por Samaria. Para um Judeu passar por Samaria era o mesmo que  passar pelo inferno. Cerca de 720 anos antes, Oséias havia conspirado contra o rei da Assíria. Salmanasar cercou Samaria, então capital de Israel por três longos anos, tomou a cidade deixando por lá apenas os mais pobres. Após isto a cidade foi tomada por povos de diversas nacionalidades. 2ª Reis 17:24 diz que o Rei da Assíria trouxe gente da Babilônia, de Cuata, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e os estabeleceu na cidade de Samaria para substituir os Israelitas e foi desta mescla de povos que surgiram os Samaritanos, uma nova raça entre os Israelitas. Este povo não temeu ao Senhor, e depois de sofrerem duras consequências resolveram adaptar-se ao judaismo, porém conforme os seus padrões humanos. Este judaismo pagão gerou o desentendimento nefasto entre Samaritanos e Judeus que se odiavam mutuamente. Nenhum sacerdote jamais permitiria a seus seguidores sequer tocar as sandálias nos limites de Samaria pois aquela era considerada terra impura. Para ir da Judéia para a Galiléia um Judeu precisava fazer um desvio de muitos quilômetros para evitar passar por Samaria. Mas o Senhor muda a rota para ir buscar o perdido. Assim devemos também proceder, mas às vezes o Espírito Santo nos dá uma direção, e por não compreendermos no momento, começamos a questionar: Senhor, o que eu vou fazer em Samaria?
Se os judeus não falava com os samaritanos, o que o Senhor foi fazer em Samaria? Por que eu tenho que levar a palavra do Senhor àquele vizinho, ou aquela pessoa? Ela nem gosta de mim!!

Ei! Você não tem que fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que te chamou para a boa obra. Talvez aquilo que você acha que não faz sentido; como caminhar mais uma ou até duas milhas debaixo de um sol escaldante, vai resultar em algo para glorificar o nome Santo do Senhor. Vai honrar o Santo nome do Senhor.
Quando a ordem vem de Deus, você não tem que entender e sim obedecer. É somente o Senhor que conhece os propósitos Dele.
Você não tem que questionar a ordem de Deus. -"Ah Senhor, eu estava indo pra cá e de repente o Senhor manda eu parar, dar meia volta e ir em outra direção. Mas espera aí, você não tem que satisfazer a sua vontade, mas a vontade do Senhor.
Jesus resolveu voltar à Galiléia, mas naquele momento, era-lhe necessário passar em Samaria e em pleno meio-dia; por que?
Era o horário que todos estavam sentados à suas mesas. Era hora do almoço, e era também o momento que aquela mulher samaritana podia ir ao poço pegar água sem ter ninguém para discriminá-la. Jesus não chegou aquele lugar e naquela hora por acaso. Ele sabia da situação daquela mulher "perdida em pecado", mas que tinha uma fé (v12) e uma esperança (v25-26).  Quando ela chegou ao poço, Jesus já a esperava!! aleluia!! Glória a Deus! Era o dia do milagre daquela mulher! A salvação chegou. O tempo é de Deus.

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".  A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )  - João 4:7-9
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". (João 4:10)
"Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". ... A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". (João 4:13-15)

Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza".
Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,
de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a".  Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? "Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra".(Atos 8:26-33)

Por uma coincidência, o eunuco estava lendo em Isaias 53.7-8, esta passagem: Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra; vamos para mais uma interpretação . O eunuco tinha um bom emprego, um bom salário, um interesse em conhecer a Palavra  de Deus, mas deste homem foi  tirado suas  funções masculinas. Ele estava condenado a ter uma velhice solitária, pois não tinha como ter filhos, (Quem poderia falar de seus descendentes?) Ele não ia ter nenhum descendente  porque foi castrado para o serviço do rei, para cuidar das mulheres do rei. Ele não teria geração e sua vida terminaria com ele mesmo, por isso estava vazio e com a alma triste. Mas o Senhor viu o coração triste daquele homem e enviou o diácono/missionário Filipe para levar-lhe uma palavra de salvação. Se o Senhor te mandar ir a Samaria fazer a obra, não tenha medo, o Senhor te honrará.

Voltando à mulher samaritana, ela tinha uma vida totalmente errada, teve cinco maridos e o que estava no momento não era dela, era de outra pessoa, ela era a amante daquele homem.(17). Mas, o Senhor não estava preocupado com o que ela tinha feito no passado, era a partir daquele encontro com o Senhor que a vida daquele mulher pecadora seria transformada. Jesus declarou para ela que Ele era o Messias que ela esperava, e disse-lhe: "CREIA EM MIM, MULHER" (v21) E ela creu.

A Bíblia diz que ela largou o cântaro, correu à cidade e falou ao povo tudo o que tinha acontecido no poço, então o povo saiu da cidade e foram ter com Jesus; e através de seu testemunho muitos outros creram.

E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo". (João 4:41,42)


A salvação alcançou muitos em Samaria. Depois de conhecer Jesus, a mulher samaritana deixou seu passado, bebeu da Água Viva e se transformou em uma missionária em Samaria produzindo muito fruto. Como essa mulher, somos chamadas a beber da Água Viva e a viver uma vida transformada para a glória do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.