terça-feira, 12 de junho de 2012

O Amor de Deus e a Rebeldia do Povo




"E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra que não se semeava. Então Israel era consagrado ao SENHOR, e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR. Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel; Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?" (Jeremias 2.1-5)

Deus compara seu povo a uma noiva e enfatiza que lembrava de seu amor antes de se corromperem. Era um amor genuíno, era o primeiro amor. O povo vivia em santidade com Deus, e Deus o tinha como a Sua primícia, e todos os que se levantassem contra este povo, o mal vinha sobre aquele que se levantasse. Todo aquele que tocasse na propriedade especial e exclusiva de Deus iria sofrer as consequências.

Você é propriedade exclusiva de Deus meu amado irmão, e todo aquele que se levantar contra você está se levantando contra o próprio Deus. “Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: porque aquele que tocar em vós toca na menina do meu olho” (Zc. 2:8b), mas é preciso andarmos com o Senhor, sermos gratos a Ele e não trocarmos o Deus criador por aquilo que é de nenhum proveito.

"Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR. Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas". (Jeremias 2.11-13)

Nenhuma outra nação jamais havia voltado contra os próprios deuses pagãos; porém Israel havia se esquecido do Deus vivo.
Quando deixamos nosso amor se corromper e nos afastamos do Senhor, estamos praticando no mundo espiritual, o adultério; traindo o Senhor, algo que o Senhor abomina.. Mas, o povo de Israel, embora tivesse sido ensinado pelo Senhor a respeito de tão abominável pecado, se perdeu na prática da idolatria, adorando outros deuses, e se tornando nulos eles mesmos. Isso aborreceu profundamente o Senhor!

Mas a fonte de amor que o Senhor tem pelo seu povo é inesgotável. Ele almeja que o povo volte para Ele, volte para o primeiro amor, então Ele escolhe Jeremias e o unge profeta; um profeta com a missão de alertar  a Jerusalém quanto ao abandono da fidelidade ao Senhor.

 A Bíblia diz que o Senhor escolheu Jeremias antes mesmo dele nascer; Jeremias foi escolhido ainda no ventre materno. "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saisses da madre, te consagrei, e te constitui profeta às nações" (Jeremias 1.5). Assim também somos nós. Deus tem os nossos nomes gravados na palma de Sua mão. (Isaias 49.16). Você que tem uma vida dedicada ao Senhor, que está sob a cobertura e proteção de Deus, você tem chamada e respondeu um sim, você é escolhido desde o ventre de sua mãe. Não tenha medo de abrir a sua boca e proclamar em nome do Senhor, o Senhor garante a vitória! Diga para Deus: "EIS-ME AQUI SENHOR, ENVIA-ME A MIM E USA-ME CONFORME O TEU QUERER"

"Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa, pois o Espírito Santo vos ensinará, no momento próprio, o que deveis dizer".  (Lucas 12.11-12)

"Abre bem a tua boca, e ta encherei" (Salmo 81:10)

Você que ainda não aceitou o Senhor Jesus, ainda não teve um encontro com o Salvador, saiba que Ele também tem um propósito para sua vida, Ele quer mudar a tua história. A diferença é que muitas das vezes muitos não querem abandonar as coisas do mundo e se afastar do pecado, para servir ao Senhor. Se você está nesta situação, saiba que o Senhor te ama e te chama, renuncie a tudo que desagrada a Deus, abra o seu coração, deixa o Senhor entrar e fazer morada, e você vai ver quantas maravilhas o Senhor vai fazer em sua vida. Você vai descobrir  o quão grande é o nosso Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.