domingo, 10 de dezembro de 2017

Deus Vai te Honrar e Te Abençoar Neste Lugar Seco




Gênesis 26.1-6, 12-19

A terra estava passando por uma crise, não tinha água, uma seca muito grande, a lavoura havia ficado estéril; os animais e pessoas morrendo; tudo que se plantava não nascia, pois nada produz na seca. O solo estava tão estéril e seco que estava arriscado  semear milho e imediatamente o milho virar pipocas. O momento que Isaque estava vivendo era um dos mais difíceis de sua vida. Houve uma seca dessa nos dias de Abraão seu pai. Então Isaque resolve descer para o Egito, lugar de fartura e riquezas fáceis. Mas os planos de Deus para Isaque é outro. Isaque era conhecido só como: O filho de Abraão...Mas o Senhor queria honrar a Isaque, fazer com que ele  saísse da sombra de seu pai Abraão e fosse conhecido pela sua própria história e tivesse suas próprias experiências com o Senhor.
É muito bom conhecer a Deus pelos testemunhos que outras pessoas contam, pela história que outras pessoas viveram, mas é muito melhor conhecer a Deus pelos nossos próprios testemunhos e experiências.

Isaque resolve descer ao Egito, mas o Senhor lhe aparece e diz: Não. Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser (v2).  Fique na terra de Gerar, me obedeça e eu vou te abençoar. Eu serei contigo. Assim habitou Isaque em Gerar. (v6 ) Isaque não discute, não questiona, ele simplesmente obedece.
Muitas pessoas quando passam por alguma crise; seja ela financeira, conjugal, na saúde ou até mesmo na vida espiritual, pensam em deixar tudo para trás, abandonar o barco e chegam a esquecerem das promessas que o Senhor já liberou para a vida delas. Às vezes a crise vem no casamento e logo pensam em separação, pois é assim que muitos tentam resolver os problemas conjugais: “Casou, não deu certo, separa!” As vezes é uma porta que se fecha, um trabalho que não dá certo, uma enfermidade ou morte de algum ente querido, uma empresa que não sai do vermelho e vem as dificuldades e o empresário desabafa: Vou fechar as portas e nunca mais vou abrir outro negócio na minha vida, pois isso não é para mim; é  um filho nas drogas que não quer nada com nada; é uma decepção no ministério que leva a pessoa a pensar em mudar de igreja achando que está em uma igreja que só tem perseguições, problemas e cobranças.
Permaneça lutando, perseverando, orando. Não desista de sua família, não abra mão de seus projetos e das promessas que o Senhor tem para sua vida, e continue no lugar onde Deus te colocou. Deus tem duas ordens: Não desças ao Egito (v. 2) e fica na terra de Gerar (v. 2,6). Acima de tudo, obedeça ao Senhor. Foi com obediência que Isaque prosperou, cresceu porque a bênção do Senhor estava sobre ele.

Isaque ficou em Gerar, terra onde seu pai havia se enriquecido entre os filisteus. Mas embora a situação fosse de fome, de miséria porque não havia água, nada ali poderia favorecer a Isaque, até os poços que seu pai Abraão havia cavado, os filisteus havia entulhado todos. Mas Isaque não desistiu; ele   tirou o olhar das circunstâncias e creu no Senhor! Ele obedeceu, confiou no que  o Senhor estava falando, e  o Senhor o honrou de tal maneira que Isaque prosperou naquele lugar de seca. Os filisteus plantavam e não nascia nada, cavavam poços mas não achavam água, mas Isaque plantou as sementes em terra de sequidão e teve uma colheita abençoada, colheu cem por um, ou seja, cem vezes mais, cavou os poços que estavam entulhados e nasciam grandes nascentes de água, sabe porque? Por que a bênção do Senhor estava com ele.  Já os filisteus entulharam os poços que Abraão havia cavado em época de fatura e agora estavam desesperados por água sem conseguir. Os filisteus cavavam poços mas não achavam água de jeito algum, porque a bênção de Deus não estava com eles.     

O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós". (Gênesis 26:13-16)
A bênção de Deus sobre Isaque foi irrevogável. Ao ver o sucesso de Isaque, Abimeleque sentiu-se ameaçado, encarando-o como rival que precisava ser retirado do seu caminho. A inveja alcançou o coração inseguro de Abimeleque e levou-o a expulsar Isaque daquela terra. Ao ser abençoado Isaque foi alvo de perseguição, os filisteus encheram os seus poços de entulho, os pastores de Gerar contenderam com ele por causa dos poços que ele abriu, mas mesmo saindo e peregrinando na terra, por onde passava a bênção de Deus o acompanhava.


Seus adversários invejosos poderão tentar entulhar seus poços, matar seus sonhos, seus projetos e te derrubar pelo caminho, ao verem que a bênção de Deus está sobre a tua vida, mas não desista, continue perseverando e cavando novos poços, pois com certeza águas fluirão e quando Deus resolve abençoar alguém, ninguém poderá impedir o agir de Deus, a não ser, você mesmo.



Por aquele tempo, veio a ele Abimeleque, de Gerar, com Auzate, seu conselheiro pessoal, e Ficol, o comandante dos seus exércitos. Isaque lhes perguntou: "Por que me vieram ver, uma vez que foram hostis e me mandaram embora? " Eles responderam: "Vimos claramente que o Senhor está contigo; por isso dissemos: Façamos um juramento entre nós. Queremos firmar um acordo contigo:
Tu não nos farás mal, assim como nada te fizemos, mas sempre te tratamos bem e te despedimos em paz. Agora sabemos que o SENHOR te tem abençoado". (Gênesis 26:26-29)

Chega um momento que os inimigos e perseguidores reconhecem que Isaque é “um abençoado do Senhor” (v. 29). Para que nós venhamos prosperar, crescer espiritualmente e ser bem sucedidos, precisamos ter a bênção do Senhor sobre nós e sermos obedientes ao Senhor e tirar os entulhos da alma.
Quais entulhos estão impedindo que  as bênçãos de Deus encham as nossas vidas? Quais são os entulhos  que impedem que rios de águas vivas fluam do nosso interior?
Os entulhos de nossas vida tem nome: feridas não tratadas, amargura, ódio, rancor, falar mal do irmão, falta de perdão, inveja. Tire estes entulhos do seu coração. Limpe sua alma. Deus quer te encher de um manancial de águas vivas. Dê espaço para entrar o que é novo. A Palavra de Deus diz que a vontade do Senhor ela é boa, perfeita, e agradável (Rm. 12:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.