quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A Primeira Batalha no Deserto: Amaleque peleja conta os Israelitas

 
Êxodo 17:8-16
Após a travessia do Mar Vermelho, esta foi a primeira das muitas batalhas que Israel enfrentaria  durante os 40 anos que andou no deserto após a saída do Egito. As batalhas começaram a fazer parte da história de Israel e aqui em Êxodo 17 vemos uma batalha travada entre dois povos: os amalequitas (povo idólatra, assaltante, opressor, não temente a Deus); contra Israel (povo escolhido por Deus para ser abençoado).
A nação escolhida por Deus levou uma murmuração contra Moisés: “Pra que nos fizeste subir do Egito? Foi para matar de sede a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?”  Então, clamou Moisés ao Senhor: “Que farei a este povo? Só resta apedrejar-me!” (Êx 17.3-4). O Senhor orientou Moisés passar à frente do povo, levar o bordão que feriu o Nilo e ferir a rocha que dela sairia água; e o Senhor, esperaria por Moisés no alto da rocha no monte Horebe. Assim foi feito.
Após este acontecimento, ali mesmo em Refidim, Amaleque atacou Israel:
"Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim" (Êx 17:8). Mas Moisés disse a Josué: “ Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto do monte, com a vara de Deus em minhas mãos”. (v9)
Moisés vai usar uma arma totalmente diferente para esta luta. Esta arma nos chama muito a atenção para a atitude de nós cristãos com relação às lutas e os amalequitas de nossas vidas.: "Quando Moisés, levantava suas mãos, Israel prevalecia, quando abaixava as suas mãos Amaleque prevalecia" Êx 17: 11.
Com as mãos levantadas para o céu, e a vara de Deus em suas mãos, Moises CLAMAVA e fazia  INTERCESSÃO pelo povo. Com as mãos levantadas, Moisés estava declarando que aquela peleja era do Senhor e que não seria vencida pelo esforço físico, pela sabedoria de palavras, pela posição social, pela quantidade de bens, ou pela posição ocupada na igreja; mas, pela força e pelo poder de Deus.
"Enquanto Moisés estava com as mãos levantadas, Israel prevalecia". 
É tempo de levantar  as mãos  e prevalecer contra o inimigo. Levantar as mãos significa orar a Deus e receber dEle estratégias para derrotar o inimigo.  Mãos levantadas ao Senhor está afirmando:  "Senhor eu dependo de Ti! Senhor, eu confio em Sua fiel providência! Eu creio meu Deus que é o Senhor quem está à frente desta peleja; é o Senhor que vencerá esta peleja por nós. Eu creio Senhor!. Mãos erguidas é  declarar que não vai desistir! Mãos erguidas é perseverar em oração, jejum, clamor. É colocar a fé no lugar mais alto e dizer para o inimigo: Sai do meu caminho porque o Senhor é a minha bandeira! Declare a sua vitória contra os amalequitas de sua vida.
Mas, quanto Moisés abaixava as mãos, eram os amalequitas quem prevaleciam!!
Se você está se sentindo cansado, desanimado, deprimido, com medo, começou a murmurar de tudo e deixou de confiar no Senhor, é sinal que suas mãos já estão abaixadas e o seu inimigo está prevalecendo.  Mas Deus conhece você, conhece o seu limite e não deixará você sozinho nesta peleja. ele enviará alguém para te ajudar; o seu pastor, o seu irmão, a sua igreja, são os Arão e Hur que te darão apoio e Jesus é a Rocha que você precisa para descansar. Descanse Nele. Ele é a força e o ânimo que você precisa. Não lute sozinho, porque sozinho você não vai conseguir. Jesus disse em uma outra ocasião: "Sem mim nada podeis fazer" (João 15.5), e não podemos mesmo. Sem Jesus não podemos nada.
Como estão suas mãos neste momento? É tempo de levantá-las e mantê-las bem erguidas em direção ao Pai.
Não deixe o inimigo ganhar força sobre você. Deus está nos dando aqui em Êxodo 17 uma estratégia para lutarmos  e  vencer. A estratégia é esta: Que devemos estar sempre com as mãos levantadas para o alto!
As vezes a pessoa está na igreja mas ela já parou de lutar, de confiar, já não guerreia mais, perdeu a força, as mãos já estão abaixadas e este é o momento que o inimigo precisa para tomar força e derrubar o cristão tirando ele de todo o foco e direção  do Senhor. Quando Moisés estendeu suas mãos para Deus, mostrou para Israel que enquanto eles colocassem  a sua confiança em Deus, o Senhor lutaria por eles destruindo seus inimigos, mas se perdessem a confiança  no Senhor e passassem a confiar em sua própria força, tornariam mais fracos do que seus inimigos e perderiam a luta. Então, não baixe a guarda, não abaixe as mãos, coloque sua fé no alto, exercite a sua fé, não confia no seu braço, dependa exclusivamente de Deus. Moisés estava no monte, mas mesmo no monte, teve momento de cansaço e abaixou as mãos. Josué estava no vale lutando com os mesmos homens e contra os mesmos inimigos, mas no momento que Moisés baixou as mãos, eles começaram  a perder a luta. Isso prova que não adianta estar no monte, se a fé não tiver no Senhor, não adianta estar no monte, se suas mãos estão abaixadas; não adianta você ir aos  cultos se não tem a certeza que o Deus da Glória, o Todo Poderoso vai está lá pra te abençoar. Não adianta!
Você precisa buscar o Senhor com fé. E, mesmo que suas mãos estejam cansadas por causa das lutas, tenha a certeza que Deus vai enviar um Arão e um Hur pra te ajudar e interceder  em seu favor.
E Deus falou: "Porquanto jurou o Senhor, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração" (Êx:17:16).  
Sempre enfrentaremos "amalequitas" nesta vida, mas de mãos levantadas, eles não prevalecerão contra nós.
Oração:
Senhor,” Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo”. (Salmos 28.2). E o Senhor te diz: “ Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. (I Timóteo 2:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.