segunda-feira, 10 de julho de 2017

Habacuque Clama e o Senhor Responde


“Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida”. "Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam, se lhes fosse contado. Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem. É uma nação apavorante e temível, que cria a sua própria justiça e promove a sua própria honra. Seus cavalos são mais velozes que os leopardos, mais ferozes que os lobos no crepúsculo. Sua cavalaria vem de longe. Seus cavalos vêm a galope; vêm voando como ave de rapina que mergulha para devorar; todos vêm prontos para a violência. Suas hordas avançam como o vento do deserto e fazendo tantos prisioneiros como a areia da praia. Menosprezam os reis e zombam dos governantes. Riem de todas as cidades fortificadas, pois constroem rampas de terra e por elas as conquistam. Depois passam como o vento e prosseguem; homens carregados de culpa, e que têm por deus a sua própria força".
(Habacuque 1:2-11)

Você já se sentiu oprimido, preocupado e impotente com tanta violência que há no mundo? Habacuque estava se sentindo assim. Ele viu a violência de Jerusalém e a injustiça de seus líderes, e não entendeu a tolerância do Senhor.  Então ele se dirigiu a Deus com perguntas ousadas pois não dava mais pra suportar tanta tragédia e violência! O que Habacuque não sabia era que o Senhor já estava preparando algo contra o povo de Israel.. A ira do Senhor se acendeu e então fez o profeta ter conhecimento do mal que Ele estava preparando contra Israel. Ele ia trazer os babilônios, povo cruel, que destrói tudo pela frente, tomam as casas e se apoderam das terras, destrói plantações com seus cavalos velozes, mata os animais, e ainda faz o povo de escravo. Por causa da rebeldia do povo de Israel, Deus ia enviar os babilônios para destruir tudo. Habacuque tremeu com a resposta de Deus!

As vezes questionamos o agir de Deus e pensamos que Deus não está vendo o que está acontecendo, que Ele está alheio às violências e tudo mais, mas não é bem assim; Deus está vendo todas as coisas e não temos que questionar nada, porque na hora certa Deus age.

Ei! Guarde no seu coração as palavras do Senhor e não se preocupe, pois ainda que demore, certamente virá e não se atrasará. O Senhor não dorme e trabalha para que a palavra dEle se cumpra. Não falhará.

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa. Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará". Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade." 
(Habacuque 2:1-4)

O profeta disse que ia falar com o Senhor e depois ia ficar na posição para ver qual resposta o Senhor daria a sua queixa. Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa.( Hc 2.1). Muitas vezes você precisará subir à “torre de vigia” e permanecer em oração até receber a resposta de Deus. Habacuque recebeu a resposta e uma ordem do Senhor: Olha eu te darei resposta mas você anota tudo em um lugar que todos possam ver. (um out dor, um cartaz muito grande); e assim ele fez.
Há um tempo designado para todas as coisas acontecerem. em Eclesiastes 3, fala que há um tempo para todas as coisas. Uma pessoa não pode colher sem antes ter passado pelo tempo de plantar, e etc. O Senhor já decidiu o tempo certo para acontecer todas as coisas, e mesmo que demore, não atrasará, mas o justo viverá pela fé. Você precisa crer nisto, ainda que pareça estar demorando, a pessoa tem que ter certeza, ou seja Deus pode até adiantar, mas Deus não adianta. Há um tempo determinado para tudo acontecer. Eu tenho certeza que Deus tem um compromisso marcado com você e Ele vai cumprir com todos eles. Eu creio que Deus lhe fez uma promessa e Ele está hoje mais uma vez firmando que tudo aquilo que Ele falou vai cumprir, ainda que você esteja aí dizendo que Deus está demorando, Deus diz que ainda que demore não atrasará. Em Eclesiastes diz que tem um tempo pra todas as coisas e aqui em Habacuque diz que há um tempo determinado para acontecer.
O inimigo quer te convencer que as coisas nunca vai mudar, que nada vai acontecer e que Deus não está agindo; mas Deus está trabalhando para aumentar o seu nível de confiança. O justo viverá pela fé. Deus tem um compromisso com você e ainda que pareça estar demorando, não atrasará.

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos
(Habacuque 3:17-19)

Habacuque relacionou 6  coisas que poderiam acontecer de pior na vida dele. Tudo o que ele tinha estava prestes a se  perder por causa da invasão dos babilônios. Não ia ter mais nada lá. A vinha dele seria destruída, os babilônios iam destruir toda a lavoura,  tomar os gados, todo o seu rebanho seria exterminado, mas ele não iria deixar de se alegrar no Senhor; ele iria continuar exultando no Deus da salvação. Ele ia confiar no Senhor porque ainda que tudo falhasse, ainda que tudo fosse destruído e não tivesse mais o que comer, nada para o seu sustento, o Senhor ainda o levaria a andar em lugares altos.
E você, como reagiria? O que você faria no lugar de Habacuque?
Se você hoje perdesse o seu bom emprego, seus investimentos fracassassem, você perdesse tudo o que você conquistou, perdesse um ente querido, se seu casamento fosse à ruína; o que você faria? Será que você continuaria adorando o Senhor mesmo diante de uma tragédia?

Mesmo que você perca tudo, mesmo que você fracasse com seus projetos; creia que Deus está no controle de tudo. O justo viverá da fé, então o impossível pode acontecer na vida daquele que crê.  em nome de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.