segunda-feira, 10 de julho de 2017

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?




Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?  O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. (Salmos 121:1-4)

Os Salmos 120 até o 134, trata-se de Salmos cântico de romagem, (subida, peregrinação, degraus), onde não apenas um único salmista, mas os filhos de Israel entoavam cânticos, adorações ou clamores a Deus, enquanto subiam a Jerusalém para celebrarem as grandes festas anuais, que eram Páscoa, Festa do Tabernáculo ou da Dedicação. Jesus aos 12 anos também subiu à Jerusalém para com sua família, participar da Páscoa conforme está escrito em Lucas 2.41-46; e até hoje os judeus mantém a tradição de subirem a Jerusalém para celebração destas festas.

A jornada até Jerusalém era hostil, árdua e enfrentavam muitos perigos, percorriam trechos pedregosos, arenosos, vales, subidas longas, o frio e os perigos do dia e da noite, muita bagagem, mulheres, crianças, animais para serem sacrificados em prol dos pecados, ataques de animais selvagens. O perigo maior eram os salteadores que ficavam escondidos atrás dos montes esperando os peregrinos passarem, para saquearem seus bens, seus alimentos, seus animais e, ainda corriam o risco de verem suas crianças serem roubadas para serem vendidas aos idólatras que sacrificavam crianças ao deus Baal. Ao longo da caminhada, se deparavam com pessoas pagãs e até mesmo israelitas prestando cultos ao deus Baal, nos "lugares altos". O culto idólatra dos baalins realizava-se nos “lugares altos”.
Elevo os meus olhos para os montes”! Esses montes se referem às montanhas da Palestina, cujo alto, o cume, era utilizado pelos pagãos para edificação de altares idólatras onde adoravam a Baal. Deus tinha proibido o culto a Baal e a outros deuses mas os israelitas desobedeceram. Logo que entraram em contato com os povos de Canaã, os israelitas começaram a se desviar de Deus para adorar a Baal. O culto a Baal levou os israelitas a cometerem vários outros pecados:

Prostituição – Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses. Assim Israel se juntou à adoração de Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel. (Números 25:1-3)

Mutilação – Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. "Gritem mais alto! ", dizia, "já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado.". Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. (1 Reis 18:27,28)

Sacrifício de crianças – Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus antepassados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes. Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente. (Jeremias 19:4,5)

Vários reis de Judá e Israel promoveram o culto a Baal. O mais famoso foi Acabe, que casou com Jezabel, uma adoradora radical de Baal. Acabe construiu um templo a Baal em Israel e Jezabel sustentava centenas de sacerdotes de Baal. Os dois perseguiam os profetas de Deus.  
Alguns reis e profetas tentaram tirar o culto a Baal do país. O profeta Elias enfrentou os profetas de Baal no monte Carmelo. Quando fogo de Deus consumiu o sacrifício de Elias, ele matou os profetas de Baal, com o apoio do povo (1 Reis 18:38-40). O rei Jeú matou a família de Acabe e os restantes ministros de Baal e destruiu seu templo. O rei Ezequias também tentou eliminar o culto a Baal. Mas os israelitas somente pararam de adorar Baal depois do exílio na Babilônia.

Ao olharem para o alto das colinas onde os gentios acendiam os fogos de seus altares, os filhos de Israel começaram a cantar:
Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro?’ O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.....
Não é dos montes e nem das colinas que vem o socorro, não é na companhia das pessoas que peregrinam juntamente com ele, não está nos homens e nem nas armas que estão levando consigo ou em algum equipamento; mas o socorro deles está no próprio Deus, pois foi Ele que criou o céu, a terra e todas as coisas. Ele é Fiel e tem o domínio sobre toda a criação. Só Deus pode nos socorrer e somente Ele pode suprir as nossas necessidades.  "O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus". (Filipenses 4.19)

Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre. (Salmos 121:3-8)

O Senhor está sempre atento às necessidades de Seus filhos. Ele nunca fica exausto e nunca dorme.
Talvez você esteja atravessando um período de aflição, de medo, de enfermidade, de angústia, de dúvida; talvez você esteja vivendo um momento de grande dificuldade em alguma área de sua vida, as coisas estão tão amarradas e apertadas que você não sabe mais nem o que fazer. Se seus olhos  estão focados no monte do desânimo, no monte da crise familiar, no monte da dor, creia que o Senhor protegerá sua vida, Ele protegerá sua saída e sua entrada desde agora e para todo o sempre em nome de Jesus. Você precisa do socorro que vem de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.