terça-feira, 19 de julho de 2016

Não ceda às tentações do inimigo. Deus tem o melhor para você!


Texto: Mateus 4.1-11

Após Jesus ser batizado por João Batista e antes dEle começar seu Ministério, Ele foi levado ao deserto pelo mesmo Espírito que desceu sobre Ele quando foi batizado, para ser tentado pelo diabo. Mas o que é tentação?
Tentação - É seduzir alguém para fazer o mal, arrastando-o ao pecado, de forma que a pessoa escolha o caminho errado. É o impulso para fazer alguma coisa não recomendável.
No deserto Ele passou 40 dias sem comer. E o diabo estava observando Jesus esperando o momento certo para tentá-lo. O mesmo demônio que possuiu a serpente no Éden e que derrubou e levou o primeiro Adão a fracassar feio, é o mesmo que usando dos mesmos argumentos tentou convencer Jesus a cair na tentação, e é este mesmo demônio que tem tentado e tem convencido muitas pessoas inclusive cristãs nos dias de hoje. 
No Jardim do Éden Adão e Eva tinham de tudo, mas infelizmente algumas pessoas mesmo tendo tudo com Deus, não é o bastante.

Vejamos as três tentações que Jesus enfrentou no início do Seu Ministério: 

1ª tentação: E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.  Então o diabo disse a Jesus: Se Tu és o Filho de Deus, manda que esta pedra se torne pão. Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mateus 4: 2-4).

Ao final de 40 dias, Jesus teve fome, e foi nesta hora que o diabo começou a agir. Ele passou 40 dias observando Jesus e esperando o momento certo para atacar. O ataque começou quando Jesus, depois de um longo período de jejum, teve fome. Jesus necessitava de alimento para sobreviver, e embora ele tivesse o poder para transformar pedra em pão, não poderia fazê-lo porque foi o próprio Espírito de Deus que o conduziu àquele deserto sem nenhum alimento. Ele precisava depender somente do Pai. 
O  diabo conhece o nosso ponto fraco. Onde você pensa que o diabo vai te atacar? Ele vai atacar no seu ponto fraco. Ele vai atacar na sua fraqueza. O ponto fraco de Jesus naquele momento era a fome e foi aí que o diabo armou a cilada, mas Jesus coloca a vontade soberana de Deus acima de qualquer coisa. Nós também podemos vencer as armadilhas do inimigo quando temos uma vida com Deus e obedientes à Sua Palavra. Deus nos dá forças para resistir aos ataques do diabo. Jesus respondeu: “nem só de pão viverá o homem”.  Nós também somos tentados  e observados todos os dias. O inimigo procura conhecer nosso ponto fraco para agir com o propósito de nos derrubar. Ele não se cansa de observar nossos movimentos, nossas atitudes, o que falamos e planejamos. O ponto fraco do cristão pode ser a murmuração, o egoísmo, a soberba, o orgulho, o vício, a mentira, a ira, a incredulidade, a vaidade, a idolatria; somos tentados a criticar, a julgar, a olhar pra o mundo e desejar aquilo que não é para nós. É aí que o inimigo atua com a intenção do nos afastar dos propósitos que Deus tem para as nossas vidas. Ele tentou desviar Jesus do propósito com promessas de bens terrenos. O inimigo não está preocupado com nossos bens, se temos carro novo, casa nova, roupas caras, jóias, ele está preocupado é com a nossa vida com Deus, nossa comunhão com Deus e nossa busca ao Senhor. 
Talvez você hoje está sendo tentado no deserto, e tem questionado o motivo deste deserto que está passando, mas o deserto é para te fortalecer e transformar o seu caráter. Deserto é lugar de provação e o Senhor espera que nós sejamos provados, mas aprovados. A Bíblia diz “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. (Tiago 1.12)

2ª tentação: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra".  A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (Mateus 4:5-7).

Se você estiver alicerçado na rocha, você vai prevalecer mesmo que o inimigo se levante, mesmo que venha a tempestade, e mesmo que você esteja passando pelo deserto da provação. Onze mil demônios vão cair diante de você: "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido" (Salmo 91.7). Mas você precisa ser obediente ao Senhor; rejeitar o que não vem de Deus mesmo que pareça ser coisa boa para você. Não aceite o que é efêmero (passageiro), Deus tem para você o eterno. Cuidado com o que você tem escutado lá fora. O inimigo pega a palavra de Deus e distorce para enganar os escolhidos do Senhor.

3ª tentação: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares". A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto" (Mateus 4:8-10).

Se Jesus cedesse ao diabo estaria colocando Deus à prova e não estaria apto à cruz; não poderia ser o nosso Salvador e hoje não estaríamos aqui. Do alto da montanha Jesus contemplou os reinos e o inimigo tentou deixar Jesus fascinado com uma proposta de poder, mas Jesus disse: Não. É assim que o diabo age; ele começa mostrando coisas que parecem boas, situações melhores que a sua, mais fáceis, mais rápido e sem ter que esperar o tempo de Deus; e se você cai nestas tentações você vai ao fracasso poque o que Deus tem pra você é algo muito maior e melhor. 
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2:9)
É por isso que precisamos estar atentos às ciladas do inimigo. Resistam! Não dê ouvido ao diabo.. Esperem em Deus.

Conclusão: Mais tarde, Jesus recebeu do Pai tudo o que Satanás lhe havia oferecido: o pão (Mt 14.13-21), anjos para servi-lo (Mt 4.11) e toda autoridade sobre o céu e sobre a terra (Mt 28.18).

Jesus fala com você nesta hora:  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16:33). Hoje Satanás continua tentando as igrejas e os cristãos.. Então, VIGIAI.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.