sábado, 16 de janeiro de 2016

O Oleiro e o Vaso


Jeremias 18:1-10

A situação de Israel estava crítica perante o Senhor, pois eram recorrentes em sempre fazer o que desagradava ao Senhor. Mas, o Senhor não tem prazer na morte do ímpio, então o Senhor sempre levantava um profeta para profetizar sobre a nação de Israel. Deus chamou o profeta Isaias para repreender a nação de  uma forma que o profeta se sentiu constrangido; o profeta deveria tirar a roupa de saco e as sandálias dos pés e andar nu e descalço por 3 anos pregando a palavra de advertência contra o Egito, a Etiópia e para servir de advertência a Israel. (Is 20.2-4) ... Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. Não te ires demais, ó Senhor! Não te lembres constantemente das nossas maldades. Olha para nós! Somos o teu povo!  (Isaías 64:8-9)
O Senhor também levou o profeta Ezequiel a um vale de ossos secos e mostrou a ele a condição que se encontrava o povo de Israel (Ez 37). O povo estava como ossos secos, sem vida, sem esperança, sem a presença de Deus. O Senhor mandou o profeta profetizar sobre a nação morta no pecado, na desobediência, a nação foi restaurada mas voltou a fazer o que desagradava a Deus.
O Senhor manda então, o profeta Jeremias descer à olaria. Jeremias não entendia nada de olaria, não entendia nada de fabricação de vasos, mas ele precisava mesmo sem entender, descer à olaria para ouvir a voz de Deus. E Assim aconteceu.

Quando Jeremias chegou à casa do oleiro, o oleiro já estava lá, trabalhando. moldando, reconstruindo.. . Não importa como você chegou aqui hoje. Talvez você já desceu varias vezes na olaria; não perde um culto, mas hoje você está se sentindo como que quebrado, moído, despedaçado, desempregado, passando por uma opressão financeira, problemas na familia, no casamento, você se sente impotente, parece que tudo ao seu redor quer te sufocar, mas o Oleiro de nossas vidas, Aquele que nos criou, pode reconstruir, restaurar e transformar a sua situação. Na olaria Deus quer falar com você. A olaria é a casa de Deus, o oleiro é o próprio Deus. Foi Deus que nos criou e  nos moldou no barro. Nós somos o barro e Deus é o oleiro. "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra (barro), e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". (Gênesis 2:7). Foi Ele quem nos fez. Ele nos conhece e sabe do que precisamos.

Jeremias observava o oleiro trabalhando e em um dado momento um vaso se quebrou nas mãos do oleiro; não foi o oleiro que quebrou o vaso. foi o vaso que se quebrou em suas mãos. Não foi outra pessoa que fez o vaso se quebrar. O vaso estava na olaria; o vaso estava nas mãos do oleiro, mas mesmo assim ele se quebrou. Precisamos ter muita vigilância, cuidar da nossa vida espiritual, pois mesmo estando na casa do oleiro, podemos nos quebrar. O cristão se quebra quando não vigia, quando se envolve em fofoca, quando se torna um murmurador, quando sai propósitos de Deus. Quando o vaso se quebra ele quer transferir a culpa para outro, foi assim no Éden. Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente. Ninguém gosta de assumir  seus próprios erros e querem jogar sempre a culpa de seus atos para os outros; é assim nos dias de hoje:
"Eu quebrei por causa de fulano", "eu quebrei por causa de beltrano", "eu quebrei por causa de cicrano", não assume os erros sendo que a Bíblia diz que quem se quebra é o próprio vaso; ele se quebra quando perde o temor, quando deixa de obedecer a Deus, quando deixa de vigiar; muitas das vezes até ora mas não vigia, não tem atitude de cristão. O vaso quebrado não percebe que está quebrado até não ter mais forças de ir à olaria, não ter mais prazer de ir à casa de Deus.  O vaso quebrado pode usar saia longa, o vaso quebrado pode usar terno e gravata, manter uma aparência de cristão, mas é Deus que vê o interior de cada um de nós; é Ele quem sonda. Eu não posso esconder  de Deus aquilo que está trincado em mim. Você não pode esconder de Deus aquilo que está trincado em você; podemos até viver de aparências mas Deus sonda cada um de nós.

"Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade". (Jeremias 18:4)

O oleiro refez o caso; ele não descartou, pacientemente ele fez um vaso novo conforme sua vontade. 
O pecado nos estraga, danifica, corrompe... mas Deus não descarta nenhum de nós na lixeira... ao contrário, faz como o oleiro que amassa e pressiona, estica e comprime o barro...Deus não desiste de nós... Ele nos dá uma segunda chance e nos oferece a oportunidade de recomeçar uma nova caminhada. Deus faz do vaso partido um novo vaso... é um processo muitas das vezes dói, pois neste processo você tem que deixar muitas coisas que agrada a sua carne, renunciar a tudo aquilo que desagrada o "Oleiro". O Oleiro vai trabalhar no seu coração, com a água que simboliza o Espírito Santo, Ele amolece o barro, e  amassa, e vai moldando e por fim leva ao fogo. É necessário confiar n’Aquele que nos molda, mesmo quando a firmeza de Suas mãos parecer pesar fortemente sobre nós.

Então, o Senhor perguntou a Jeremias: "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? ", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. (Jeremias 18:6)


Deus usou o exemplo do oleiro restaurando o vaso de barro que havia se quebrado, porque desta forma Jeremias compreenderia de forma humana o que o Oleiro Criador queria dizer. Foi uma forma do Senhor falar para Jeremias e para todos nós, que nenhum problema ou dificuldade é grande demais para que Ele não possa vencer por nós, basta sermos barro nas em suas mãos, maleáveis à sua voz, sujeitos à Sua vontade, pois Ele nos molda com amor e quer fazer  de seus filhos, vaso para ser cheio e usado para sua glória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.