terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Cura do Servo do Centurião de Cafarnaum




Mateus 8.5-13

Jesus acabara de concluir suas palavras no Sermão da Montanha e, ao descer , vai à Cafarnaum. Ao entrar em Cafarnaum Ele foi abordado por um centurião que lhe disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento". (Mateus 8:5-6)

Cafarnaum é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro). E como ficava na estrada comercial que ia da cidade de Damasco ao Mar Mediterrâneo, o governo romano tinha lá uma milícia composta de cem soldados, sob a direção de um comandante.  Esse comandante tinha o titulo de centurião. O centurião na hierarquia militar romana era o oficial responsável por comandar uma centúria (100 soldados romanos), dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava, e, era encarregado da disciplina e instrução do grupo. A tropa de soldados romanos estava acampada ali na entrada de Cafarnaum, por isso o centurião tomou conhecimento que Jesus estava entrando naquele lugar, Ele ia à casa de Pedro.

O centurião já tinha ouvido falar de Jesus; Jesus já tinha passado por ali outras vezes, mas eu creio que ele ainda estava tentando seus próprios meios  para ver se seu servo se curava e quando viu que não podia fazer mais nada, não desperdiçou a oportunidade e foi até Jesus.

O Senhor disse: "Todavia, meu servo Calebe, visto que demonstra ter outro espírito, e me segue com confiança e integridade, Eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão". (Números 14.24); ou seja, Calebe não se deixou intimidar com a situação adversa. Não importava a circunstância, não importava o que os outros iam pensar, ele preferiu acreditar na promessa e na palavra do Senhor. É isso que o Senhor espera de nós, que nós não venhamos nos render às adversidades, aos problemas e as tempestades da vida.

Era a oportunidade que o centurião, intercessor do seu criado, precisava e não deixou esta oportunidade escapar. Ele abordou Jesus na entrada e logo contou-lhe a situação do seu servo.  Ele não pediu a Jesus uma bênção para si, ele pediu o seu servo. Ele intercedeu pelo servo mesmo este não sendo um parente de sangue do centurião. É como se ele falasse para o Senhor: Senhor, o meu servo está muito doente, com paralisia, sofrendo muito, não tem como ele atravessar toda a cidade para vir aqui, e  ("Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga".Lucas 7:4,5).

Muitos esperam chegar ao pó para só depois clamar por Jesus! Quando a situação já saiu do nosso controle; quando não tem mais jeito recorre ao Mestre.

Por outro lado vemos o servo sofria com dois tipos de enfermidades:

1- A enfermidade do corpo: paralítico, debilitado e sem poder andar.
2- A enfermidade da alma: a pior de todas as doenças: o medo de ser abandonado depois de velho, atormentado por que não sabia para onde ir, estava aflito, triste, infeliz, impotente, dando trabalho para os outros....etc

O centurião podia simplesmente mandar aquele criado embora, mas não o fez.

Você vê nas linhas das Sagradas Escrituras, milagres e mais milagre operados por Jesus! Por onde Jesus passava ele curava, libertava, alimentava a multidão faminta, saciava a sede dos sedentos; não porque Ele veio ao mundo para fazer isso, mas fazia porque tinha compaixão do aflito e do necessitado.

Disse-lhe Jesus: “Eu irei curá-lo". (v7)

Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. (Mateus 8:8)
O Centurião acreditava que Jesus podia curar seu servo apenas com a palavra proferida por Ele. Ele acreditava na manifestação do poder de Deus! Isso deixou Jesus admirado!  - Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. (Mateus 8:10).

O que impressiona Jesus não é a posição social, a religião, o status da pessoa, os bens, os dons, etc; o que impressiona Jesus é a postura de fé que a pessoa exerce.

Foi através da palavra de Jesus que Pedro lançou mais uma vez as redes (depois de ter tentado a noite inteira na pescaria e nada ter pescado), mas sob a palavra do Senhor, ele lançou as redes e pescou tanto peixe que as redes começaram a se romper. Foi também através da palavra que a filha de Jairo ressuscitou! Foi através da palavra que Lazaro saiu da tumba, etc

Jesus ficou tão surpreso com a atitude do centurião que chegou citar Abraão, que é considerado segundo a Bíblia o pai da fé.

Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes". (Mateus 8:11,12)

A palavra de Deus nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá! " Na mesma hora o seu servo foi curado. (Mateus 8:13)

O que você colocar em sua cabeça e profetizar com fé e autoridade, é isso que vai ser. Se você colocar na cabeça que vai ser um vitorioso, você será um vitorioso, mas se colocar na cabeça que não vai conseguir, que está difícil e complicado e que não adianta nem tentar, você será um fracassado.

A Bíblia diz em Provérbios 23.7: “Assim como você pensa na sua alma, assim você é”


Jesus disse: "VÁ! COMO VOCÊ CREU, ASSIM ACONTECERÁ!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.