sábado, 26 de abril de 2014

Ó geração incrédula! até quando estarei com vocês?


Marcos 9.14-29

Tem pessoas que estão vendo o poder de Deus sendo manifestado, já viveram milagres mas possuem uma fé muito fraca. A Bíblia diz que ao descer do monte onde orava acompanhado de três de seus discípulos (Pedro, Tiago e João), Jesus encontrou os demais discípulos em uma situação muito embaraçosa. Os escribas debatiam com eles.

“16 Perguntou ele aos escribas: O que vocês estão discutindo com eles? 17 Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; 18 e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.  19 Ao que Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! até quando estarei com vocês? (Mc 9.16-19)

Creio que Jesus estava querendo dizer: Até quando vocês vão estar comigo, viver o meu poder, aprender de mim e não terem uma atitude de fé? Até quando terei que suportá-los?
Porque os discípulos andavam com Jesus, estavam com Jesus o tempo todo, viam Jesus trabalhar, aprenderam de Jesus e a todo o tempo eles tinham a oportunidade de exercitar o que havia aprendido com Jesus, mas de repente eles se deparam em uma situação em que precisam agir com fé, mas não conseguem; se sentem capazes.  Enquanto Jesus orava no monte, os discípulos ficaram sozinhos e se sentiram como órfãos, então passaram a agir como se Deus não estivesse mais com eles. Ao invés de exercitarem a fé e colocar em prática tudo o que aprenderam, eles viveram um momento de INCREDULIDADE.

Isso tem acontecido muito nos dias de hoje. Aqueles que estão na obra (discípulos), de repente aparece uma questão em que eles tem que agir a fé, mas não se sentem capazes e acabam recuando com medo. É falta de palavra de fé, falta de Bíblia, falta de ver o poder de Deus; falta de testemunho? Não.
A pessoa já viu o poder de Deus, já viu milagres acontecerem, conhecem a palavra, já presenciou uma manifestação de fé, mas quando ela está diante de uma situação que exige uma manifestação de fé, ela não consegue agir. Uma fé fraca é um impedimento para o agir de Deus.

O pai daquele jovem já havia tentado de tudo para ver o seu filho livre daquela maldição sem conseguir, então ele resolve buscar ajuda na Igreja, aqui representada pelos discípulos de Jesus; e, para o seu espanto, a igreja não pode fazer nada. Aquele homem que não era um seguidor de Jesus mas demonstrou ter mais fé do que os discípulos.

A nossa fé não pode ser fraca, ela precisa ser forte para incomodar o inimigo. Mas tem pessoas que estão dentro das igrejas e não acreditam mais em milagres, elas acham que milagre só acontecia na época dos apóstolos e por um objetivo específico de Deus. Jesus chama estas pessoas de “Geração incrédula!”. Você me pede um sinal, Eu te dou. Você me pede uma palavra, eu falo com você. Te dou a condição de agir mas na hora que você tem que agir você não age. “Até quando terei que suportar a sua incredulidade”?
“22.....mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes! – tudo é possível ao que crê.  24 Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.  

No versículo 29 Jesus diz: Essa casta de demônios não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum. Jesus está ensinando para a Igreja HOJE, a importância de ORAR, JEJUAR E SE CONSAGRAR AO SENHOR, E A IMPORTÂNCIA DE CRER E NUNCA DUVIDAR DO PODER DE DEUS.


CONCLUSÃO: Aquele homem representa a humanidade carente de Deus e que sem perceber procura o Senhor; mas, muitas vezes a igreja não faz o seu papel e os discípulos do Senhor (obreiros) se acham incapazes, estão se enfraquecendo na fé, não buscam a Deus, não se consagram, e os que vão em busca de ajuda, acabam voltando sem resposta. Mas Jesus é o nosso Salvador, Autor e consumador de nossa fé, e Ele tem solução para todos os nossos problemas. Não olhem para a falha do homem, olhe somente para o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.