domingo, 2 de março de 2014

Quem é o Meu Próximo?


Lucas 10.25-37

Jesus critica aqui a falsa religiosidade, a hipocrisia, a falsidade, o crente que vive de aparência. Na igreja ele é um crente que abraça, beija, diz que ama, dá a paz do Senhor, mas fora da igreja é uma capa de crente. Fora dos olhares dos líderes ele não passa de uma pessoa insensível que não está nem aí para os problemas alheios.

O sacerdote e o levita deveriam exercitar seu amor por alguém que precisava, já que tinham o conhecimento da vontade de Deus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento .... e ... Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mt 22:37-39). Mas como ninguém estava olhando, ignoraram o Mandamento de Jesus, ignoraram o sofrimento daquele homem e desviaram o seu caminho passando para o outro lado da estrada deixando no chão o homem quase morto, mostrando com isso o quão distantes estavam de um relacionamento sério com Deus e também com o próximo. Esse sacerdote pode ser o pastor, o presbítero ou um outro líder da igreja que conhece a palavra mas não pratica.

Passou também naquela mesma estrada um samaritano. Aquele que ninguém dava nada por ele; o odiado, o ignorado, o desprezado pela sociedade, o que talvez não tivesse conhecimento da ordem dada por Jesus a respeito do amor, mas ele teve uma atitude surpreendente; muito diferente daquela que tiveram os servos do Senhor! Ele socorreu o homem ferido, enfaixou-lhe as feridas derramando sobre elas óleo e vinho, colocou-o sobre o seu animal, e o levou a uma hospedaria e ainda pagou para o hospedeiro para cuidar do homem até que ele voltasse de viagem. O samaritano dispensou para o homem ferido, cuidado, amor, misericórdia, tempo e até dinheiro sem nem ao menos conhecer aquele homem. Essa é a atitude que Jesus quer ver na vida daqueles que O servem: obras decorrentes da fé e do amor e da misericórdia.

Mas, quem são os samaritanos? Para entendermos quem são os samaritanos, precisamos voltar um pouco no tempo, especificamente, no tempo que é citado nos livros de 1 e 2 Reis. Sob o comando de Saul, e depois de Davi e de Salomão, Israel (as 12 tribos) permaneceu unida como um só povo, um só país. Após a morte de Salomão, porém, houve uma ruptura, e Israel se dividiu: 2 das 12 tribos formaram o reino do sul, também chamado de Judá, cuja capital instituída foi Jerusalém. As 10 tribos restantes formaram o reino do norte, também chamado de Israel, cuja capital instituída foi Samaria.

Os samaritanos são os habitantes da região de Samaria e descendentes dessas dez tribos. Sempre houve uma rivalidade muito grande entre esses dois reinos (Israel e Judá). Fato que fez com que as tribos que habitavam a região de Samaria se fechassem cada vez mais e cortassem relações com o restante do povo. O tempo foi decorrendo e as relações não melhoraram. Os samaritanos (habitantes da região de Samaria) criaram sua própria religião e costume e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua própria cultura.

Então Jesus perguntou para aquele que conhece da lei, da palavra, mas que é apenas um religioso: Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? (v36)
Aquele que teve misericórdia dele, responde o perito na lei. (v37)


Conclusão: Deus está trabalhando para mudar o caráter dos seus filhos e sendo assim Jesus está nos dando uma ordem: VÁ E FAÇA O MESMO. (v38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.