quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Cura de Uma Mulher Encurvada



Texto Base: Lucas 13:10-17

Tema: Jesus vê o teu sofrimento

“Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.  E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por Ele.. ”

A Bíblia  nos faz conhecer a história de uma mulher possessa por uma espírito de enfermidade há 18 anos. Seu nome a Bíblia não cita, mas este texto está registrado no livro de Lucas. Lucas como médico sabia da gravidade que se encontrava  aquela mulher; para os médicos não havia mais solução; ela já estava encurvada, cheia de dores, a coluna totalmente deformada, e olhava somente para o chão. Imagine a dor que sentia aquela mulher! Ela tinha uma deformidade na coluna que fazia com que vivesse encurvada assim há 18 anos.  Eram 18 longos anos! muito tempo neste estado. Vemos também que aquela mulher era judia, todos os sábados estava na sinagoga ouvindo a Palavra de Deus,  e embora não tivesse ainda nenhuma solução para o seu problema, a sua fé era renovada, pois ela não desistiu do Senhor.  Ela ouvia falar das maravilhas que o Senhor operava, dos Seus grandes feitos, e a fé e a esperança  crescia dentro dela. "A fé vem pelo ouvir e ouvir da Palavra de Deus" (Rm 10.17).  Isso significa que todos nós precisamos de ouvir e refletir na Santa Palavra de Deus, que é o instrumento que Deus usa para fazer nascer e crescer a fé dentro de nós.
Talvez a própria família, os amigos, esposo e até os filhos a tivessem abandonado, mas ela não desistiu de lutar, de buscar, de acreditar.

Diz-nos o texto que “Satanás trazia presa” (vs 16) e que ela estava “possessa de um espírito de enfermidade.” (vs. 11)  Aquela mulher tentou endireitar-se. “e não podia de modo algum endireitar-se”.
Satanás veio pra “ Matar, roubar e destruir.” João 10:10a. É  a função dele e ele não brinca em serviço.  Ele estava destruindo aquela mulher, assim como está destruindo a vida de muitos em nossos dias, mantendo-os aprisionados e cativos. Jesus veio para nos dar vida em abundância (João 10.10b). Tem coisas que não podemos fazer; é somente Deus pela grande misericórdia dEle que fará em nós.

Por muitos anos ela entrava na sinagoga, enferma e possessa; e saía do mesmo jeito. Ninguém ligava para ela, para sua dor, mas Jesus a viu, e se compadeceu. Aquele era um dia de vitória para aquela mulher. Aquele sábado seria diferente. Jesus  estaria presente.. Ele estaria lá.. aleluia! Onde Ele está tem que haver  cura, libertação, transformação de vida, restauração de casamento, restauração familiar, etc,..
 Quem sabe aquela mulher chegou à sinagoga como sempre fazia e pensava que voltaria para a casa do mesmo jeito como já acontecia há 18 anos? Jesus vê a nossa dor, o nosso sofrimento, Ele é Deus que vê. Ninguém durante 18 anos se importou com essa mulher. Talvez o marido, os filhos dela a abandonaram, a humilharam, mas Jesus a viu. Os olhos do Senhor alcança os necessitados, os doentes e os humilhados;
"Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade" (v12) .. Aleluia!!!

Talvez você em alguma área da tua vida esteja encurvado. Talvez você se encontre rejeitado, humilhado, há anos que está  enfrentando algum  problema que aos seus olhos não tem solução, mas, eu quero lhe dizer uma coisa; o Senhor Jesus pode mudar esta situação, Ele não tem prazer em seu sofrimento, o prazer dEle é que você tenha uma vida abundante,  com alegrias e muitas vitórias. Ele é a solução para todos os nossos problemas, e sem Ele nada podemos fazer (João 15.5).

 Jesus é o único capaz de libertar o cativo! Se sua vida está amarrada, tome a decisão de resistir o diabo. “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” Repreenda o mal em nome de Jesus, porque quando agimos assim, satanás tem que sair.
Tiago 4:7  "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós".

É assim; Jesus te vê meus amados! Ele não te abandona. Pode teus amigos ter te abandonado quando você caiu em uma situação financeira ruim, quando você não podia mais dar um "banquete" para eles; podem seus amigos ter te abandonado quando você se viu com uma enfermidade que te deformou; pode terem te humilhado quando você perdeu o seu ótimo emprego,.... mas Jesus não te abandona jamais, Ele te ama, te vê e já marcou a sua vitória.  Jesus vê a nossa dor, o nosso sofrimento, Ele é Deus que vê. Ninguém durante 18 anos se importou com essa mulher. Talvez o marido, os filhos dela a abandonaram, mas Jesus a viu.

Existem outros fatores que também deixam as pessoas encurvadas e oprimidas:

1-O pecado
Davi, grande rei de Israel, homem de Deus, muito abençoado, um dia caiu em pecado; adulterou com uma mulher  e ainda foi cúmplice da morte do marido dela: Urias. Ele andou muitos dias encurvados porque escondeu o pecado em seu coração. Não se arrependeu com facilidade. Durante a gravidez da mulher, o pecado ficou guardado em seu coração; só depois de exortado pelo profeta Natã é que sentiu a realidade de seu pecado. Ele escondeu do povo, mas não dele mesmo. Deus sabia e o diabo também. O sentimento de culpa deixou Davi pra baixo: “Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. “ (Sl 38:6) ; "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim" (Sl 32.3-4)
2-A tristeza
"Porque estás abatida ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim?..." (Salmo 42:5),
A maior tristeza de nossa vida é não sentirmos a presença de Deus. Assis estavam os filhos de Corá

3-O sofrimento
"Pois a nossa alma está abatida até o pó e o nosso corpo como que pegado no chão"(Salmo 44:25)

Lutar é a solução para uma vida de vitórias. Não pense que a solução da sua vida é adaptar-se ou condicionar-se ao mal que lhe sobreveio. Na hora que a pessoa está sofrendo, está debaixo do julgo satânico, poucas são as pessoas que estão dispostas a ajudar. Mas Jesus vendo aquela mulher chamou-a, porque o nosso Deus é um Deus que fala. O Senhor fala conosco seja qual for o problema, ele nos livrará pelo poder do nome de Jesus.

A mulher foi levada ao único que podia solucionar seu problema: Jesus, e foi livre de seu mal.
Qual é o seu grande problema hoje? ...financeiro, espiritual, emocional, moral, físico? Seja qual for, Jesus chama você para perto dEle, quer lhe impor as mãos e dizer-lhe: “Filho, você está livre do seu problema”.

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.