sexta-feira, 9 de março de 2012

Levantai-vos, ó mulheres!



Texto: Is 32.9-13.

“Levantai-vos, mulheres que estais sossegadas e ouvi a minha voz; e vós, filhas, que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras. Porque daqui a um ano e dias vireis a ser perturbadas, ó mulheres que tão seguras estais; pois a vindima se acabará, e não haverá colheita. Tremei mulheres que estais sossegadas, e turbai-vos, vós que estais tão seguras; despi-vos e ponde-vos desnudas, e cingi com saco os vossos lombos. Batei nos peitos pelos campos aprazíveis, e pela vinha frutífera; pela terra do meu povo, que produz espinheiros e sarças, como também sobre todas as casas onde há alegria, na cidade que exulta” (Isaias 32.9-13)

Quando não colocamos o Reino de Deus e Sua Justiça em primeiro lugar, quando nos tornamos tão ocupadas com nossos afazeres do dia-a-dia e com os prazeres  deste mundo ao ponto de não termos tempo nem de cuidar da nossa vida espiritual, estamos como que em repouso, e é nesta hora que o inimigo age. É na hora que estamos fracas espiritualmente que o inimigo entra em ação para tentar frustrar os planos de Deus em nossas vidas.

Quando o profeta Isaias conclama as mulheres daquela época a levantar-se (v 9 – levantai – vos  mulheres  que  estais  em  repouso), este   aviso   não  era  apenas  para  as  mulheres  de  Jerusalém ,  mas  para todos os cristãos que  se  acomodam  e abandonam  o propósito  de  Deus para suas  vidas.

Você  que  está  dormindo, que pensa em abandonar o arado, desprezar aquilo que Deus lhe confiou, reaja  contra  o  sono  da  negligência.

“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos  ó portais  eternos, para  que  entre  o Rei  da  Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderosos, o Senhor, poderosos nas batalhas  (Sl 24.7-8)

Levanta-te para  glorificar,  adorar e para fazer  a  Obra  de  Deus.  Saia do repouso porque a seara precisa de você. Não seja insensível  à voz de Deus. Volte ao primeiro amor: Amor  a  Deus, amor  a  igreja, amor a família e ao amor as almas que perecem.  Não se  esqueça que em nós deve resplandecer a Luz e o caráter de Cristo.

Isaías exorta  as mulheres:

1-A um despertamento da consciência. (v. 9a)
levantai-vos, mulheres que estais em repouso...”  Que  vivem despreocupadamente.

Isaías denuncia a passividade das mulheres de Jerusalém que, mesmo diante da situação da cidade, continuavam vivendo suas vidas despreocupadamente. As mulheres de Deus não devem ficar acomodadas nas situações que as rodeiam. Não devemos confiar na aparência externa como fonte de segurança e confiança. O Senhor é a única fonte verdadeira de segurança para o seu povo, e, a mulher cristã deve estar sempre consciente de suas necessidades espirituais e manter sempre acesa a chama do relacionamento com Deus.

2-A estarem advertidas quanto ao fato de se prepararem para as aflições que iriam lhes sobrevir. (v.10).
“Porque daqui a um ano e dias vireis a ser perturbadas, ó mulheres que tão seguras estais; pois a vindima se acabará, e não haverá colheita.”

Isaias previu uma época de lamentações e de luto. Haveria tribulação nos lares felizes de Jerusalém, por isso, o profeta conscientizou  o povo a respeito das conseqüências decorrentes da sua indiferença para com Deus, e as mulheres foram advertidas a estarem preparadas para enfrentarem essas conseqüências.  
Mulheres! Estejam  sempre preparadas para enfrentar qualquer aflição que surgir em sua jornada espiritual. Vocês têm o dom de acolher tanto os momentos felizes e fartos como também os de infelicidade e escassos.

3- A terem temor ao Senhor. (v. 11a)
“Tremei mulheres que estais sossegadas, e turbai-vos, vós que estais tão seguras...”

A falta de temor era visível e as mulheres que exerciam um papel fundamental na formação espiritual do lar e dos seus próprios filhos também viviam dessa maneira. Diante desta situação, a recomendação de Isaías era que elas buscassem  novamente ter o temor diante de Deus. 

4-A arrepender-se. (v. 11b)
“...despi-vos e ponde-vos desnudas, e cingi com saco os vossos lombos.”.

Todo cristão deve arrepender-se das ações cometidas, que desagradaram ao Senhor e buscar ter uma vida de comunhão e busca constante a Deus.
As mulheres daquela época, precisavam arrepender-se e buscar ao Senhor pra que houvesse perdão e uma conseqüente restauração para o povo.
A restauração espiritual continua sendo o arrependimento sincero e a busca incessante pelo perdão e a presença de Deus.

5-A profecia se cumpe. (v 14a)
“A fortaleza será abandonada, a cidade populosa ficará deserta....”

Como Isaias havia profetizado, Jerusalém foi destruída pelos babilônios em 586 a.C, porém as mulheres de Jerusalém desempenharam um importante papel ao ajudar a nação a buscar verdadeiramente segurança somente no Senhor.

Mulheres! Permaneçam inabaláveis em meio as grandes provações da vida cristã. Não fiquem acomodadas; ore, jejue, você é uma guerreira, uma líder por excelência. Proclame a Palavra de Deus, porque grande é a seara e poucos são os ceifeiros.
O Senhor conta com você!

8 comentários:

  1. irma isso foi gratificante para mim pois eu vou pregar no congresso de senhoras neste texto e mi ajudou muito que DEUS te abençoe..

    ResponderExcluir
  2. irma isso foi gratificante para mim pois eu vou pregar no congresso de senhoras neste texto e mi ajudou muito que DEUS te abençoe..

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha te ajudado..
    Deus te abençoe e te use de forma poderosa no pregação..

    ResponderExcluir
  4. Amei minha pastora, pois este é o tema que Deus me deu p/nossa festividade, e ele fala muito comigo,agradeço pela confirmação.

    ResponderExcluir
  5. Amei minha pastora, pois este é o tema que Deus me deu p/nossa festividade, e ele fala muito comigo,agradeço pela confirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz por ter te ajudado. Que Deus abençoe de forma grandiosa esta festividade em seu ministério.

      Excluir
  6. pastora,eu obtive um grande esclarecimento sobre esta passagem,foi muito importante pois buscava uma confirmação,se este tema seria mesmo o que escolhemos para a nossa festividade e Deus confirmou,Deus abençoe ricamente no entendimento.

    ResponderExcluir
  7. QUE O SENHOR TE GUARDE, ME TUDO QUE TE CERQUES, SEJA FELIZ!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.