quarta-feira, 7 de março de 2012

Deus Faz Uma Promessa Sobrenatural para Abraão




Gn.15.1-6

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça”.

Deus tem muitas promessas para nós, e muitas destas promessas parece algo impossível aos olhos humanos. É aí que Deus nos surpreende  demonstrando Sua onipotência ao cumprir o que nos prometeu.
Quando Deus prometeu um filho a Abraão;  Abraão tinha quase 86 anos (Gn.16.16) e, embora Sara fosse 10 anos mais nova do que o marido, ela era estéril. Vemos aqui que as circunstâncias não eram favoráveis. Não havia nenhuma possibilidade de Sara engravidar. Sara já havia cessado o costume das mulheres, e quando um tempo depois o Anjo lhe falou que ela daria a luz a um filho, ela riu do Anjo, e não acreditou.  (18.11-15). Olhando pelos olhos carnais, era IMPOSSÍVEL, mas pelos olhos espirituais, TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ. Abraão creu no DEUS DO IMPOSSÍVEL.

Ás vezes nós não conseguimos esperar  o tempo de Deus; ficamos ansiosos, desanimados, achamos que Deus se esqueceu do que prometeu.. Mas Deus não esquece jamais, Ele apenas testa a nossa fé e nos prepara para coisas grandes. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Deus não age de acordo a nossa pressão. Não adianta pressionar ou colocar Deus na parede. Ele age quando Ele quer. Se acreditamos nas promessas  e esperamos com paciência e fé, isso alegra o coração do Pai, então Ele nos abençoa, mas se ficamos na dúvida e ansiosos, isso desagrada a Deus, que acaba retardando a bênção e o cumprimento das promessas.

No caso de Abraão e Sara, Deus parecia demorar.  Assim, quando Sara achou que nunca teria filhos, ela teve uma ideia; deu a Abraão sua serva Agar para que fosse sua concubina. Com o passar do tempo, Agar deu à luz Ismael.

Leia o texto abaixo:

Agar e Ismael -  Gênesis 16:1-16

“Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti. E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face. E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição. E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede. E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael. E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.”

Existe um intervalo entre a promessa e o cumprimento. Queremos tudo para já, mas Deus tem o Seu  tempo determinado para os Seus propósitos.  Alguns anos mais tarde, a promessa de Deus se cumpriu na vida de Abraão e Sara. Abraão estava com a idade de 100 anos e Sara com a idade de 90 anos, quando  deu à luz Isaque. Nesta época, Ismael, o filho de Abraão com a serva Agar, estava com 14 anos de idade.

Nada impede o agir de Deus. Quando Ele quer nada pode impedir. As circunstâncias desfavoráveis não impediram os propósitos de Deus.  Não adiantou Sara querer dar uma ajudinha para Deus. O que Deus queria de Sara, era que ela confiasse nas promessas Dele, mas Sara quis antecipar, agir por conta própria, decidir o destino da família, e isso a levou a ter sérios problemas, fez com que ela tivesse atitudes muito ruins, insistiu com Abraão para que expulsasse de casa não só Ismael, mas também Agar. Sara queria ver ambos jogados no deserto, onde iriam morrer de fome e de sede, ou seriam capturados e vendidos como escravos. Mas, os planos de Sara, não eram os planos de Deus. Os planos e projetos de Deus se cumprem da forma que Ele determina. Não há quem possa resistir; .. Não há quem possa impedir.

Quando fazemos alguma coisa sem primeiro buscar a direção de Deus, temos sérios problemas pela frente; quando nos achamos auto-suficientes, donos de nós mesmos, quando esquecemos que Deus é a nossa direção, aí realmente; as coisas não fluem, os sonhos não se realizam, a vida se torna vazia, os negócios apresentam-se áridos, secos, infrutíferos.

Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5b)

Deus só cumpriu sua promessa quando todos os recursos humanos haviam terminado.... Quando as circunstâncias pioraram....E até a fé de Abraão foi provada.

Conclusão: Não desfaleça  diante das circunstâncias ou diante da demora das bênçãos. Espere o tempo de Deus, pois Ele faz tudo no tempo certo.

Oração: Senhor meu Deus e meu Pai, Deus único, Verdadeiro, Soberano, Fiel, Justo, Santo e Perfeito. Tu és o Deus Autor e Consumador da nossa fé; o Deus que nos constituiu reino e sacerdócio, que fez de nós raça eleita, sacerdócio real, nação santa de propriedade exclusiva do Senhor, não pelas obras da Lei, mas pela Graça, restaura a fé de seu povo, trabalha em nossos corações, sê conosco ó Pai, fala em cada coração porque a Tua Palavra é viva e eficaz, nos dá entendimento e discernimento para reconhecer a Sua voz, nos ensina a esperar com fé e paciência, pois a tua palavra nos diz que tudo é possível ao que crê. Pai eu te peço em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.