sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Mulher sábia edifica a Sua Casa


 

MULHER SÁBIA EDIFICA SUA CASA, A INSENSATA E TOLA A DESTRÓI

Pv 14.1

O livro de Provérbios é um verdadeiro manual de práticas da vida. Nele encontramos ensinamentos profundos , sabedoria, e a capacidade de viver bem a vida.

·        Pv 14. 1, - A Toda mulher sábia edifica a sua casa...!
No dicionário, SABEDORIA é sinônimo de prudência, sensatez, grau de conhecimento elevado. O texto nos revela que a mulher prudente, sensata e que é sábia age de tal forma que constrói relacionamentos e que sua vida e suas atitudes edificam, contribuindo positivamente para a sustentação de seu casamento e para a solidez de sua casa.

COMO É A MULHER SÁBIA?:

- Ela teme e reverencia ao Senhor,
- Edifica sua casa com diligência e ali tudo prospera.
- É submissa  (aceita, submete-se);
- Promove a felicidade no lar;
- prosperidade para a família; pois ela tem sabedoria.
- Promove a paz no seu lar, ao fazer do seu lar um pedacinho do céu;
- Toma  decisões sábias no relacionamento com o marido, com os filhos, com os parentes e com as demais pessoas a sua volta;
- Tem domínio próprio;
- Se dedica ao seu casamento.

*
Enfim, se a mulher sábia edifica sua casa, tudo o que ela faz é com o propósito de construir, nunca de destruir.
Sabemos que uma boa construção leva tempo, é preciso assentar os tijolos um a um, até que a casa fique sólida e firme. Não é verdade? Assim para edificarmos nossa casa precisamos permanecer na presença do Senhor, buscando crescer em sabedoria e nos tornarmos mais sábias e edificantes.

·        Pv 14. 1, - B .....”Mas a insensata e tola com suas mãos a destrói”

Esta segunda parte do versículo, parece não ser considerada por  algumas mulheres,:
A mulher insensata (a tola) com as próprias mãos a derruba (a destrói).

No dicionário, o significado de INSENSATEZ  é a falta de senso ou razão, loucura, insanidade. Portanto, a mulher insensata, por ser tola e insana, somente destrói com suas atitudes, nada edificantes.

COMO É A MULHER INSENSATA (TOLA), O QUE ELE PROMOVE NO SEU LAR?

- Além da mulher tola não edificar o seu lar, ela mesma o aniquila com as mãos, a língua, com a indolência e com a falta de interesse;
- Traz confusão constante;
- Destruição dos bens e do relacionamento;
- Contendas, pois fala sem pensar;
- Discórdia, pois tem prazer em ofender alguém;
- Tem um temperamento explosivo;
- Variação constante de humor;
- Ela não tem submissão;
- Ela traz a infelicidade e a desarmonia entre os cônjuges e filhos, pois não respeita ou não se faz respeitar.

Para construirmos algo em nossas vidas, para edificarmos os nossos lares, precisamos ser sábias, PRECISAMOS BUSCAR SABEDORIA NO SENHOR, caso contrário, os destruiremos.

Somos mulheres de Deus e não podemos destruir, antes devemos construir um relacionamento saudável,  através de um espírito de excelência em nós. Toda mulher de Deus precisa ser sábia e, assim, edificar sua casa, mas antes, é necessário submeter-se à vontade dEle, colocando-se disponível para a atuação do Espírito Santo, que intercede por nós, e que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11)

POR OUTRO LADO, O ESPOSO PRECISA CULTIVAR OS FRUTOS NO CASAMENTO.

“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para lavrar e guardar”
(Gn 2.15)

Ou seja: tratar, cultivar de maneira que ela produza os melhores frutos. Dar a ela a condição de reproduzir  e gerar.
A SUA CASA É O ÉDEN: É O SEU LUGAR DE DESCANSO, É O LUGAR PREPARADO POR DEUS  PARA QUE VOCÊ VIVA OS MELHORES MOMENTOS  NESTA TERRA; MAS MUITOS TEM VIVIDO EM SUA CASA OS PIORES MOMENTOS, OS PIORES MOMENTOS EM FAMÍLIA, PORQUE DEIXARAM DE CULTIVAR O JARDIM.

MUITOS ESPOSOS PENSAM SÓ NOS BENS MATERIAIS E SE ESQUECEM DE SUA FAMILIA,
MUITAS MULHERES SE SENTEM PROFUNDAMENTE INFELIZES, POIS SE SENTEM SOZINHAS, SE ANULARAM EM FUNÇÃO DOS FILHOS, MARIDO E HOJE NÃO CONSEGUE SE VER COMO UMA PESSOA ESPECIAL. OS FILHOS NÃO CONSEGUEM NEM MAIS FALAR COM OS PAIS..... ISSO TEM QUE ACABAR NO MEIO DO POVO DE DEUS.. DEUS NOS FEZ PARA TERMOS RELACIONAMENTOS SADIOS, E SERMOS FELIZES.

“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” ( I Pe 5.8)

A SOLUÇÃO É GUARDAR O NOSSO JARDIM... MAS O QUE É GUARDAR?

Guardamos algo para não perdermos, não ser roubado e nem invadido. Se o Senhor colocou o homem como guarda é porque havia a necessidade de proteger. PRECISAMOS ABRIR OS OLHOS. NÃO PERMITIR QUE O NOSSO ÉDEN SEJA INVADIDO PELO INIMIGO. É NOSSA  RESPONSABILIDADE GUARDAR E CUIDAR DA NOSSA FAMILIA.

Talvez você esteja vivendo maus momentos em família. Talvez o diálogo dentro de casa se tornou tão difícil que quando acontece, é só agressão verbal. MAS DEUS QUER REALIZAR UMA OBRA TREMENDA EM SEU LAR, ELE QUER MUDAR A HISTÓRIA DE SUA FAMILIA, ELE QUER RESTAURAR A SUA UNIÃO..

MEU DEUS, QUE CADA CASAL POSSA EXPRESSAR E DECLARAR O SEU AMOR,  SEM MEDO DE SER REJEITADO.... QUE O SENHOR POSSA ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA NA VIDA DE CADA UM, UM NOVO ÉDEN NOS DIAS DE HOJE, UM LUGAR DE DESCANSO, DE ALEGRIA E PAZ EM CADA LAR.........

NÃO DEIXE DEUS DE FORA, ELE QUER RESGATAR A SUA FAMILIA..

7 comentários:

  1. Há mensagem é linda...foi tudo que eu estava precisando ouvir...OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem linda...é muito bom ler coisas que fazem bem...

    ResponderExcluir
  3. essa reflexiçao era tudo que eu precisava

    ResponderExcluir
  4. senhor que eu seja uma mulher sabia pra edificar a minha casa o meu casamento pois foi o senhor jesus que mim deu o meu casamento por isso vou ser sabia pra edificar o meu lar e o meu esposo

    ResponderExcluir
  5. Amém, uma mensagem muito edificante, que Deus continue te abrindo a porta da palavra e te dando sabedoria para edificar vidas.

    ResponderExcluir
  6. q Deus venha sempre te dar graça Pr, para estar nos ensinando mensagens como essa.

    ResponderExcluir
  7. Amem , vou abençoar uma pessoa com esta mensagem de Deus. Deus continue te usando e te abençoando de maneira sobrenatural.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.