sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lídia uma mulher temente a Deus – (ATOS 16.6-18)



1-POR QUE  o Espírito Santo impediu que Paulo e seus companheiros pregassem na Ásia e fossem também para Bitínia?

16.6,7: “E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu”.
(Pv 16.1) “ O coração do homem faz planos....”

A soberania e a liberdade do Espírito Santo agir na obra missionária são inquestionáveis. É Ele quem determina quem vai, como se vai e para quem se vai pregar o evangelho (4).
Somente pela Sua atuação direta é que a Palavra de Deus germina, cresce e frutifica. É Ele quem capacita o obreiro para evangelizar, é Ele quem vai à frente e prepara com antecedência o coração daqueles que haverão de ouvir a pregação da Palavra.

O Espírito Santo tem urgência de enviar os Seus escolhidos para a missão.

"Disse o Espírito Santo: "Separai-me agora mesmo a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado". (At 13.2). A urgência do Espírito Santo para aquela missão é inquestionável. O ESPÍRITO SANTO NOS ESCOLHEU. O Senhor Jesus já havia dito aos Seus discípulos: 
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" (Jo 15.16).

A Bíblia fala no versiculo 13, que Paulo foi ao LUGAR DE ORAÇÅO e surgiu uma mulher TEMENTE A DEUS. Lídia ouviu a PALAVRA DE DEUS, se converteu, se batizou e sua família também foi salva.
Profissionalmente Lídia era uma vendedora bem sucedida. Ela trabalhava no próspero comércio de tecidos de púrpura e/ou na venda da tinta quando se mudou para Filipos. Quanto à sua religiosidade, Lídia era “temente a Deus”. Acreditava em Deus.
 Na cidade de Filipos não tinha Sinagoga, e, sem “sinagoga”, Paulo e sua equipe vão para a beira do rio orar ao Senhor e é justamente na beira do rio que nasce a IGREJA de Filipos.
O texto (At.16.13-15) diz que ali se encontravam algumas mulheres e destaca uma mulher chamada “ LÍDIA”. Vendedora de púrpura da cidade de TIATIRA

Lídia tinha algumas características que nos levam para o caminho da vida cristã autentica e nos fazem compreender a gênesis da igreja de Filipos.

1) Ela era temente a Deus ( At. 16.14)
2) Ela ouvia com atenção a Palavra de Deus ( At. 16. 14)
3) Deus abriu o coração para ela compreender o Evangelho que Paulo estava Pregando que é Cristo o Senhor ( At. 16.15)
4) Em resposta a verdade pregada ela não titubeou e foi batizada com toda a sua casa  5)Com o coração voltado para o santo evangelho automaticamente ela abre a sua casa para os irmãos ( At. 16.15)

Também na cidade de Filipos Paulo e seus discípulos enfrentam as suas primeiras lutas no campo humano e espiritual. Pois uma moça adivinha bajula Paulo e ele repreende a força diabólica que está disfarçada de elogios.

Vários dias ela dizia: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”. ( At.16.17) Paulo guiado pelo Espírito Santo discerniu que aquele elogio e declaração provinham das trevas e não de Deus. Ainda que usasse as palavras certas a fonte era diabólica.
Veja a importância dos servos de Deus terem um dos mais importantes dons: o DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS.

(v-16) Paulo vai novamente ao LUGAR DE ORAÇÅO e então surge uma jovem que NÃO era temente a DEUS, mas era possuída por um espírito do mal, um espírito de engano que lhe capacitava a adivinhar. Não devemos confundir ADIVINHAÇÃO com PROFECIA. O SERVO de DEUS profetiza a verdade, o ADIVINHADOR , servo de satanás tenta acertar a verdade. 

Paulo não se enganou sobre as intenções de Lídia, mas ficou incomodado com a jovem adivinhadora.
O inimigo é astuto, ele atua na destruição de milhares de vidas, e, ao ver o que Deus fez através de Paulo e Silas na vida de Lídia, ficou furioso, e usou uma tática com relação a jovem adivinhadora; que ao invés de confrontar os servos de DEUS chamando-os de mentirosos, induziu as pessoas a seguirem Paulo e Silas e ouvir o que eles diziam. 

Um espírito de engano atuava na vida daquela mulher, por isto ela elogiava os servos de DEUS. O servo de DEUS não vive de elogio, o que as pessoas dizem a nosso respeito não importa. O que DEUS diz sobre nós é o que tem importância.

O verso 18 diz que a jovem repetia o elogio por MUITOS DIAS.
EM NOME DE JESUS CRISTO EU TE MANDO: RETIRA-TE DELA v. 18
O que importa realmente é saber em nome de quem você vem, se você vem em nome de qualquer um, nada você pode contra o mal, mas se você vem em nome de JESUS DE NAZARÉ, todos te respeitarão e os demônios te obedecerão da mesma forma que obedecem a JESUS.

POR QUE DEUS NÃO LIBERTOU AQUELA JOVEM NO PRIMEIRO DIA DE ENCONTRO COM PAULO? (TEVE QUE ESPERAR VÁRIOS DIAS)?
Por que DEUS tem a hora certa de realizar a Sua obra. 

Talvez você tenha estado impaciente com o trabalho cristão que voce tem realizado, voce tem pregado, tem orado, tem discipulado, mas PARECE que nada está acontecendo. 
Amados irmãos Deus não vai te chamar para servi-lo, te dar dons e talentos, para que nada aconteça, na hora de DEUS a libertação chegará a pessoa a quem voce está ministrando, aguarde com fé, louve a DEUS pela certeza que voce tem que o PODER DE DEUS é maior que o poder do mal.

Paulo disse em nome de JESUS eu TE MANDO. Paulo se apresenta ao espírito do mal como legítimo representante de JESUS, ele poderia dizer: “eu te peço” mas ele não deu opções ao mal espírito, Paulo disse : “EU TE MANDO”.


A igreja que é cheia do Espírito de Deus discerne o que vem de Deus e o que vem do mundo, da carne e do diabo e como Paulo ela deve repreender tudo que vai atrapalhar o avanço do evangelho de Jesus Cristo. Ainda que isso cause dano como causou dano para Paulo e Silas. Eles foram:

1) Arrastados pela praça ( At. 16.19-)
2) Foram acusados de perturbarem e mudar os costumes (21)
3) Foram açoitados com vara, presos e humilhados (At. 16.22-24)

Qual a atitude de Paulo e Silas diante das crises? Adora ao Senhor.

1) Eles se dedicaram a oração ( At. 16.25)
2) Eles cantavam louvores a Deus a meia noite ( At. 16.25)
3) Eles honraram a Deus diante dos presos ( At.16.25)
O Espírito Santo é soberano. Ele não faz as coisas simplesmente por fazer. Ele sabe o que faz e porque faz. E isto, com certeza, seria uma lição que Paulo e seus companheiros jamais haveriam de esquecer. “Assim que (Paulo) teve a visão, imediatamente procuramos partir para aquele destino (a Macedônia), concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho” (At 16.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.