sábado, 6 de março de 2010

Culto Fúnebre

Cerimônia fúnebre realizado na residência, igreja ou cemitério.

O culto fúnebre é uma oportunidade  de levar uma mensagem de esperança e salvação no Senhor Jesus Cristo para um público heterogêneo (de diversas religiões). Mas isto deve ser feito com a sensibilidade que a ocasião requer, e não como uma campanha evangelística. Portanto, a mensagem deve ser breve, simples e fácil de ser compreendida, para não se perder seu objetivo primordial: consolar a família do falecido, e levar os assistentes a um momento de meditação sobre o futuro encontro com Deus. Nada de usar um tom como se tivesse pregando num culto pentecostal.

A- O FALECIDO ERA CRENTE EM JESUS

1-Não celebramos a morte, mas a vida, pois cremos que a morte física de um justo é um momento de transição em sua alma separa-se de seu corpo físico e passa a desfrutar da presença de Deus. É por este motivo, que não celebramos a morte em um momento como este. Celebramos a vida, porque temos a esperança de que em Cristo desfrutaremos da vida eterna. Este é um momento para refletirmos o quanto somos dependentes do Senhor.  É Deus quem controla todas as coisas e determina o tempo de nascermos e o tempo de partirmos. Não sabemos se estaremos vivos amanhã por isso precisamos colocar nossas vidas, planos, e sonhos nas mãos de Deus.

2-Oração reconhecendo a soberania de Deus. Orar o Pai Nosso, pois é uma oração aceita por todos.

3- Exemplos de Leitura Bíblica acompanhada com uma mensagem de encorajamento, consolo e ânimo para que toda a família e demais pessoas presentes, possam refletir sobre a vida e a morte. 

João 11.11 -  "Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo". Porque Jesus se referiu ao que estava morto como quem dorme? 
Disse-lhe Jesus: "O seu irmão vai ressuscitar". Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? " (João 11:23-26)
Jesus queria  levar Marta irmã de Lázaro; e também quer através de sua santa palavra, levar a todos nós a reconhecer na Pessoa d'Ele o Messias Filho de Deus, vindo para dar a vida eterna aos que nele crêem.

*"Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras".  (1 Tessalonicenses 4:13-18)

* "Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descansarão dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanharão." (Apocalipse 14:13). 

*O Salmos 37:5: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais Ele fará.
É necessário entregarmos as nossas vidas nas mãos de Deus. O apostolo Paulo nos diz em Romanos 10:9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
É importante acrescentar, que quando confessamos com a nossa boca que Jesus é nosso Senhor e salvador, e desejamos realmente viver uma vida de mais comunhão com Ele, temos uma promessa que certamente não falhará: A promessa é: “somos salvos”. Portanto, temos a garantia que a morte física não nos afastará de Deus. 

4- Cantar um hino (se a família consentir)
5- Homenagem póstuma: (oportunidade para as pessoas da família ou amigo próximo falar algo.
6- Em último lugar, uma palavra de consolo para a família:
Vocês não estão sozinhos, Deus continuará cuidando de vocês. Ele vai sustenta-los neste momento de despedida. Ele vai ajudá-los a superar toda dor. O mesmo que permitiu que o ente querido de vocês partisse, é Aquele que vai fortalece-los e sustentá-los. Lembrem-se das palavras do Senhor: 
“Estarei convosco até a consumação dos séculos”. (Mateus 28.20)
Que em nome de Jesus, vocês possam ajudar uns aos outros fortalecendo a união, e buscando nesse momento uma experiência maior de comunhão com Deus.

7- Agradece a oportunidade
8- Bênção pastoral: "Que a graça, a misericórdia e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo sejam com todos vocês, agora e para sempre. Amém.

B- O FALECIDO NÃO ERA CRENTE EM JESUS:
1- Cumprimenta a todos
2- Jamais  comentar os defeitos da pessoa falecida, ou falar se a alma foi pra esse ou aquele lugar. Respeitar o sofrimento da família. Posteriormente poderá ensinar aquela família que aqueles que rejeitam Jesus vão morrer eternamente, mas aqueles que se arrependeram dos seus pecados e confiarem em Jesus vão viver eternamente...."Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14:6)
3- Leitura Bíblica:
* "Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois as primei­ras coisas já são passadas." (Apocalipse 21:4). 
* "O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." (João 10:10). 
* O último inimigo: "Ora, o último inimigo que há de ser destruído é a morte." (1 Coríntios 15:26). 
O ministro pedirá ao Senhor que console os familiares, dando-lhes força e conforto durante os momentos de angústia e tristeza. 
Homenagem póstuma:  Oportunidades para parentes ou amigo da pessoa falecida, para falar por alguns minutos em memória da pessoa falecida.
4- Orar o Pai Nosso, pois é uma oração aceita por todos.
5-Cantar um hino baixo (se a família autorizar).
6-Agradecimento pela oportunidade 
7-Bênção final: Ao que pode fazer muito mais do que pedimos ou imaginamos, segundo o seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória por todos os séculos amém.

C- O FALECIDO ERA UMA CRIANÇA
* "Traziam-lhe também as crianças, para que Ele as tocasse. Os discípulos, vendo isto, repreendia-os. Mas Jesus, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, pois dos tais é o reino de Deus." (Lucas 18:15-16). 

Um comentário:

  1. Gostei muito dessas orientações. Parabéns e que Deus continue te usando!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.