sábado, 6 de março de 2010

C E R I M Ô N I A D E C A S A M E N T O

C E R I M Ô N I A D E C A S A M E N T O

A Igreja (.....), de acordo com as palavras do Apóstolo Paulo, que nos ordena leal obediência às leis do país e às autoridades legitimamente constituídas, reconhece o contrato civil como suficiente para satisfazer a instituição divina do matrimônio, desde que haja no coração dos noivos o sincero e piedoso desejo de uma vida conjugal segundo os ensinamentos de Jesus Cristo e seus apóstolos, e, ainda que não considere o matrimônio como sacramento, reconhece o direito e exorta os cristãos a pedirem a bênção divina sobre sua união.

1º PASSO:

Depois da abertura o oficiante diz estas palavras:

O oficiante, tendo diante de si os nubentes, o noivo à esquerda e a noiva à direita, diz:

Caríssimos irmãos, estamos aqui reunidos, na presença de Deus e destas testemunhas, para invocar a bênção de Deus sobre (Nubente:ele) e (Nubente: ela), que se unem no santo matrimônio, estado honroso, instituído por Deus e que significa a união mística que existe entre Cristo e sua Igreja. Em tão alta estima tem Nosso Senhor Jesus Cristo este estado que o honrou com sua presença e com o primeiro milagre que fez em Caná da Galiléia. A Palavra de Deus o recomenda, dizendo que é digno de toda honra. Portanto, não se deve aspirar a ele, nem tomá-lo inadvertidamente, mas sim com reverência, com prudência e com temor de Deus.

“Neste santo estado vêm agora unir-se NUBENTE e NUBENTE. Depois de ter cumpridas as exigências da lei civil.”


2º PASSO: O oficiante diz: Oremos!

“Deus, que santificaste o estado do matrimônio, contempla, misericordioso (....) e (....) e acompanha-os com a tua graça, para que juntos vivam em amor, fidelidade, paciência, sabedoria e piedade, afim de que seu lar seja um refúgio de bênção e de paz; por Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, sempre em um só Deus, por séculos sem fim. Amém!...

3º PASSO: Votos

O oficiante lê alguns dos trechos bíblicos abaixo:

* João 02: 01
* Lê Iº Coríntios 13: 04 até o 07:

4. “O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5. não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal.
6. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

* Lê Efésios 05: 25, 28, 33:

25. “Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela,...
28. Assim também os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama.
33. Não obstante, vós, cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido.”


4º PASSO: Após um breve comentário Pastoral sobre o texto lido, o oficiante diz, dirigindo-se aos noivos:

(Nome por extenso do noivo) e (nome por extenso da noiva), dada a seriedade do ato que estais praticando, estais dispostos a assumir as submissímas obrigações dele decorrentes?
- Os nubentes devem responder: Sim!

“(nome por extenso do noivo), queres receber (nome por extenso da noiva) por tua esposa e viver com ela segundo os mandamentos de Deus, no santo estado do matrimônio?
- Queres consagrar-lhe amor e honra?
- Queres conservá-la tanto na enfermidade, como na saúde, e guardar-te somente para ela, enquanto ambos viverdes?”
- O noivo deve responder: Quero!


5º PASSO: O oficiante deve dirigir-se à noiva:

“Nome da Noiva, queres receber Nome do noivo por teu marido e viver com ele, segundo os mandamentos de Deus, no santo estado do matrimônio?
- Queres consagrar-lhe amor e honra?
- Queres consolá-lo, tanto na enfermidade, como na saúde, e guardar-te somente para ele, enquanto ambos viverdes?”
- A noiva deve responder: Quero!



6º PASSO:

O noivo, segurando a mão direita da noiva e olhando para ela, diz:

“Eu (ele), recebo a ti, (ela) por minha esposa, para ter-te e conservar-te de hoje em diante, na felicidade ou na desventura, em riqueza ou na pobreza, enferma ou com saúde, para amar-te e querer-te até que a morte nos separe, de acordo com a santa vontade de Deus, e para isso empenho a minha honra.”

A noiva, segurando a mão direita do noivo e olhando para ele diz:

“Eu (ELA), recebo a ti, (ELE) por meu esposo, para ter-te e conservar-te de hoje em diante, na felicidade ou na desventura, em riqueza ou na pobreza, enfermo ou com saúde, para amar-te e querer-te até que a morte nos separe, de acordo com a santa vontade de Deus, e para isso empenho a minha honra.”

7º PASSO:

A PORTA ALIANÇA ENTRA COM AS ALIANÇAS


a)O oficiante, tomando as alianças eleva-as, oferecendo-as a Deus, e pede para que todos os casais dêem as mãos, porque a bênção do Senhor vai se estender à todos, em Nome de Jesus.

b)Oração

“Senhor Deus, que criaste e santificaste o amor humano, ordenando que de dois se fizessem uma só carne, torna estas alianças símbolos do amor destes teus filhos e consagra no teu amor a sua união.
Abençoa, Senhor, estes teus servos que, perante a Ti e estas testemunhas, prometem fidelidade e amor, selando no simbolismo destas jóias, sua perene união.”


c)O oficiante dá a aliança da noiva ao noivo que, colocando-a no dedo anular esquerdo da noiva diz:

“Com este anel selo a minha união contigo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

- O oficiante dá a aliança do noivo à noiva para que ela proceda da mesma maneira e repita as mesmas palavras.

- Os noivos se ajoelham e, após um cântico quando possível, o oficiante...
Após cantar um hino.


8º PASSO:

Intercessão

O oficiante pede aos pais dos noivos que venham à frente para abençoar seus filhos, e pede que os padrinhos e madrinhas fiquem de pé e elevem as suas mãos à frente para abençoá-los também.

Oração

“Eterno Deus, criador e conservador de todo gênero humano, doador de toda a graça espiritual e autor da vida eterna, derrama tua bênção sobre (ELE) e (ELA) que abençoamos em Teu Nome, a fim de que possam cumprir fielmente e guardar, constante, os votos e promessas que acabam de fazer um ao outro e, permanecendo em perfeito amor e paz, vivam sempre segundo os teus santos mandamentos, em Nome de Jesus Cristo. Amém!”

9º PASSO:

Declaração Final
- O oficiante, ajuntando as mãos dos nubentes, diz:

- Aqueles que são unidos por Deus ninguém os separe visto que (NOME DO NOIVO) e (NOME DA NOIVA). Consentiram unir-se no Santo Matrimônio e o testificaram na presença de Deus e destas testemunhas, dando e empenhando a sua fé e palavra, um ao outro, pela união das mãos, eu os declaro marido e mulher, casados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

- A partir de hoje, você, (NOME DE SOLTEIRA NOIVA), não se chamará mais por esse nome e sim (NOME DA NOIVA DEPOIS DE CASADA).

- E você (NOME DO NOIVO), se chamará (O NOME DELE + Responsabilidade, compromisso, respeito).


10º PASSO:

- O oficiante, impondo as mãos sobre a cabeça dos nubentes, diz:

- “Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo vos abençoem, conserve e guarde. E o Senhor ponha favoravelmente os olhos sobre o vosso lar, estreite os vossos corações e de tal modo vos encha de sua graça e bênçãos espirituais que, vivendo unidos no Senhor, haja paz no vosso lar neste mundo, e no outro possais participar da bem-aventurança eterna em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém!”

- Após está oração pede-se que os padrinhos e madrinhas entrem e assinem os papéis.
- Depois que eles assinarem o oficiante encerra com a benção apostólica.

11º PASSO:

Despendem-se os noivos:

- Quando eles estiverem mais ou menos uns 05 (cinco) passos à frente, o Pastor os chama pelo nome:

(NOIVO) e (NOIVA) (os nubentes olhando para trás), o oficiante diz:

- “O que Deus uniu, o homem não separa, vão em paz e que Deus os abençoe, todos os dias até que a morte os separe. Amém!”...

Texto elaborado pelo Pastor Cirilo Batista, da Igreja Pentecostal Templo dos Profetas de Deus.

Digitado pela Pastora Nádia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.